
A chinesa DeepSeek provocou reações globais ao lançar o seu próprio modelo inteligência artificial. Agora, a startup trabalha no desenvolvendo de novas ferramentas ainda mais sofisticadas para desafiar os concorrentes ocidentais.
O próximo objetivo é lançar um agente de IA para competir com rivais como a OpenAI. Esta é considerada a nova fronteira da tecnologia e tem levado as principais empresas do setor a fazerem investimentos importantes.
Sistema seria capaz de aprender com experiências anteriores
De acordo com reportagem da Bloomberg, Liang Wenfeng, fundador da DeepSeek, está pressionando sua equipe a revelar a novidade ainda no último trimestre deste ano. O agente de IA seria capaz de realizar diversas ações com a mínima orientação de um usuário.
Além disso, o sistema conseguiria aprender e melhorar com base em experiências anteriores. Não há maiores informações sobre a ferramenta e a empresa chinesa preferiu não se pronunciar oficialmente sobre o assunto.

Os agentes de IA são sistemas de software que usam inteligência artificial para realizar tarefas complexas de forma autônoma, combinando raciocínio, planejamento e memória com a capacidade de interagir com o ambiente para atingir objetivos definidos. Gigantes do setor como a OpenAI, Anthropic e Microsoft já lançaram suas próprias ferramentas, dando um novo estímulo para a corrida pela IA.
Leia mais
- EUA vs China: DeepSeek tem plano para acelerar na corrida tech
- Vai sacudir o mercado de novo? DeepSeek lança IA ‘turbinada’
- DeepSeek usa chips chineses e lançamento de nova IA atrasa

Lançamento do DeepSeek foi um marco
- A IA do DeepSeek foi projetada para lidar com tarefas complexas de raciocínio e tem apresentado resultados surpreendentes.
- O grande diferencial é o baixo custo da tecnologia, o que pode ameaçar a posição dominante dos principais players.
- Para se ter uma ideia, o modelo chinês foi treinado ao custo de aproximadamente US$ 6 milhões, enquanto ferramentas como o Llama 3.1, da Meta, custaram mais de US$ 60 milhões para serem desenvolvidos.
- A empresa chinesa adota estratégias como o chamado aprendizado por reforço, que permite que os modelos aprendam por tentativa e erro.
- Além disso, ativa apenas uma fração dos parâmetros do modelo para tarefas específicas, economizando recursos computacionais.
- E melhora a capacidade dos modelos de processar dados e identificar padrões complexos.
- A startup ainda adota um modelo parcialmente aberto, permitindo que pesquisadores acessem seus algoritmos.
- Isso democratiza o acesso à IA avançada e promove maior colaboração na comunidade global de pesquisa.
O post DeepSeek deve lançar agente de IA até o final do ano apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/04/pro/deepseek-deve-lancar-agente-de-ia-ate-o-final-do-ano/