Muitos gamers já repararam que, no começo dos anos 2000, a indústria dos jogos entrou em uma curiosa tendência de retratar ambientes tropicais em suas obras de maior destaque. Isso trouxe à tona como jogos com ambientes aquáticos e praianos são realmente prazerosos e agradam a muita gente.
Pensando nisso, a seguir listamos 9 jogos com estética aquática e de praia para você se deslumbrar.
9 jogos com estética aquática e praiana
Chrono Cross (1999)
- Plataformas: PC, PlayStation, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
Em “Chrono Cross”, o jogador controla Serge que, com ajuda de aliados, explora o exuberante arquipélago tropical El Nido. Na trama, Serge percebe a existência de mundos paralelos ao se deparar com uma realidade em que morreu quando criança. Agora ele precisa entender a divergência entre as duas dimensões enquanto enfrenta o vilão Lynx.
Na gameplay, o jogador explora vilas, florestas e masmorras em mapas tridimensionais, interagindo com personagens e resolvendo desafios. Enfrentando inimigos visíveis no cenário, as batalhas são por turnos, e o jogador pode fugir de qualquer combate, incluindo chefes.
Super Mario Sunshine (2002)

- Plataformas: GameCube e Nintendo Switch.
Mario e sua turma estão de férias na Ilha Delfino, um local repleto de paisagens tropicais deslumbrantes. Porém, gosmas misteriosas começam a assolar o lugar. Além disso, algo parecido com Mario passa a vandalizar o local, e o encanador bigodudo acaba levando a culpa injustamente.
O herói então é condenado e deve limpar toda a bagunça com uma mochila robótica com jatos d’água. Esta é a única ferramenta que ele utilizará durante todo o jogo, sem os tradicionais power-ups.
Kingdom Hearts (2002)

- Plataformas: PlayStation 2.
O primeiro jogo da série “Kingdom Hearts”, que combina personagens e cenários dos longas-metragens animados da Disney com os da franquia Final Fantasy, também se encaixa nesta lista.
Isso por causa das Destiny Islands, o mundo natal do protagonista Sora, uma ilha com praias e visual tropical.
O game é um RPG hack and slash e segue Sora e aliados, como Pato Donald e Pateta, enquanto viaja por mundos inspirados em filmes da Disney para derrotar os Heartless.
Wave Race 64 (1996)

- Plataformas: Nintendo 64.
Pode parecer apelação colocar “Wave Race 64” nesta lista por ser um jogo de corrida de motos aquáticas.
Contudo, não tem como não destacar a forma deslumbrante como o jogo foi transportado para o 3D após seu antecessor “Wave Race” para Game Boy. As texturas e a física da água definiram este título como um clássico dos videogames.
Leia mais
- Conheça Clair Obscur Expedition 33, eleito jogo do ano no Game Awards 2025
- Os 5 melhores jogos de terror de 2025
- Os 5 melhores jogos de RPG de 2025
Final Fantasy X (2001)

- Plataformas: PC, PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Vita, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.
O primeiro jogo da franquia a apresentar personagens com vozes, “Final Fantasy X” também é adorado pelos fãs por seus gráficos. Para dar o visual tropical ao mundo de Spira, os desenvolvedores se inspiraram em paisagens do Pacífico Sul, da Tailândia e em Okinawa, no sul do Japão.
No controle de Tidus, a trama segue um grupo de aventureiros que percorre Spira para derrotar o monstro Sin.
O game é um RPG em terceira pessoa com batalhas por turnos usando um sistema que permite planejar ações sem pressão de tempo. O jogo conta com um sistema de evolução que permite personalizar completamente os personagens, escolhendo livremente os caminhos de habilidades.
Croc 2 (1999)

- Plataformas: PC e PlayStation.
As fases do mundo Sailor Village, com suas praias de areia, vegetação e um rio enorme, fazem de “Croc 2” um dos jogos de plataforma mais interessantes dentro do tema desta lista.
Nesta sequência de “Croc: Legend of the Gobbos”, o crocodilo que dá nome ao jogo retorna em uma gameplay típica de plataforma 3D com várias fases abertas.
Sonic Adventure (1998)

- Plataformas: PC, Dreamcast, GameCube, Xbox 360 e PlayStation 3.
A Emerald Coast de “Sonic Adventure” é, sem dúvida, uma das mais belas fases tropicais já vistas em um game. A fase traz o ouriço azul correndo em um arquipélago com praias de areia vibrantes e um mar azul que salta os olhos.
Esse game de plataforma 3D traz Sonic e mais cinco personagens jogáveis em busca das Esmeraldas do Caos, tentando frustrar os planos do Robotnik.
Ecco the Dolphin (1992)

- Plataformas: Mega Drive.
Desenvolvido pela Novotrade International (hoje conhecido como Appaloosa Interactive) e publicado pela Sega, este é o primeiro jogo da série homônima que coloca você no controle de um golfinho.
No enredo, o golfinho Ecco viaja pelo tempo e pelos oceanos para salvar sua espécie de alienígenas.
O jogo se passa quase inteiramente debaixo d’água, com Ecco atacando inimigos com investidas e usando seu canto para se comunicar e interagir com outros elementos, além da ecolocalização, que gera um mapa. Além disso, Ecco deve respirar periodicamente na superfície e explorar labirintos subaquáticos.
The Legend of Zelda: The Wind Waker (2002)

- Plataformas: GameCube e Wii U.
Além de seus visuais cel-shaded, que lhe conferem aparência de desenho animado, “The Legend of Zelda: The Wind Waker” também recebeu elogios pelo exuberante mundo aquático.
No jogo, o herói Link explora um mundo formado por um vasto oceano repleto de ilhas. O jogador deve visitar cada uma delas a bordo do King of Red Lions, usando o vento controlado por uma varinha mágica.
O post Descubra 9 jogos com estética tropical e de praia para se deslumbrar apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/12/21/games-e-consoles/descubra-9-jogos-com-estetica-tropical-e-de-praia-para-se-deslumbrar/
