
Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que mais de 70% dos brasileiros sofrem com algum problema relacionado ao sono. Mas você sabia que o efeito dessa condição no nosso corpo vai muito além do cansaço?
Na verdade, os distúrbios do sono podem sobrecarregar o coração, elevando o risco de hipertensão, arritmia e até infarto. Por conta disso, o descanso adequado é considerado um dos principais aliados da saúde cardiovascular.
Coração também precisa descansar
Especialistas ouvidos pelo G1 explicam que, quando adormecemos, a pressão arterial tende a cair. Isso alivia a carga sobre o coração, que não precisa se esforçar tanto para bombear o sangue. Em outras palavras, ele recebe uma espécie de “folga” diária. Quando o sono é interrompido ou insuficiente, no entanto, o coração perde essa chance de recuperação. Nestes casos, o corpo entra em estado de alerta, liberando adrenalina e cortisol, hormônios ligados ao estresse. Essa reação mantém a pressão alta durante a noite, faz o coração bater mais rápido (taquicardia), aumenta a resistência à insulina, favorecendo diabetes, e estimula inflamações crônicas nos vasos sanguíneos.
O caso considerado mais grave é a apneia obstrutiva do sono, quando a respiração é interrompida repetidamente durante a noite. A língua e a musculatura da garganta relaxam, estreitando a passagem do ar. O ronco vai aumentando até que a respiração trava. Neste cenário, o oxigênio no sangue despenca, o coração acelera para tentar compensar e o cérebro desperta a pessoa, quebrando o sono profundo. Esse ciclo pode se repetir dezenas de vezes em uma única noite. Como o organismo passa horas em estresse, isso favorece arritmias, hipertensão e insuficiência cardíaca. Estima-se que um bilhão de pessoas no mundo tenham apneia, e metade dos pacientes com doença cardiovascular sofre com o problema.

Ao mesmo tempo, dormir mal também tem impacto nos hormônios da fome. A produção de leptina (que dá saciedade) cai, enquanto a de grelina (que aumenta o apetite) sobe. Isso causa mais fome, menos gasto energético e maior risco de engordar. O excesso de peso, por sua vez, aumenta a chance de apneia e sobrecarrega ainda mais o coração.
Leia mais
- Sentimos mais sono no frio? Veja o que diz a ciência
- O que é Procrastinação de Vingança na Hora de Dormir (PVD)?
- Como a cafeína afeta o sono? Ciência investiga o impacto cerebral

Recomendação para melhorar a qualidade do sono
- Criar uma rotina regular para dormir e acordar;
- Reduzir o consumo de café, álcool e tabaco à noite;
- Evitar telas pelo menos uma hora antes de deitar;
- Criar um ambiente escuro e silencioso;
- Encerrar atividades de trabalho pelo menos duas horas antes de ir para cama;
- Além disso, não basta dormir a mesma quantidade de horas todos os dias;
- É preciso manter horários estáveis para deitar e acordar;
- Alterar esses ritmos bagunça a secreção hormonal, a pressão arterial e a própria saúde do coração.
O post Dificuldades para dormir? Distúrbios do sono podem prejudicar seu coração apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/30/medicina-e-saude/dificuldades-para-dormir-disturbios-do-sono-podem-prejudicar-seu-coracao/