
Os pets são mais do que companhias, muitos se tornam parte da família. Não é à toa que o Brasil ocupa o terceiro lugar com a maior população de pets do mundo. Sendo assim, uma dúvida costuma surgir: dormir com cachorro e gato faz mal à saúde?
Em algumas casas, dormir com cachorro e gato é algo que faz parte da rotina, e os tutores costumam fazer isso por buscar uma sensação de aconchego e relaxamento junto a uma companhia durante o sono.
Dormir com cachorro e gato faz mal à saúde?
Desde que o tutor e o animal estejam saudáveis, de forma geral, dormir com cachorro e gato não tende a trazer grandes riscos, mas existem algumas situações em que é preciso ter mais atenção.
Na ciência, não há unanimidade sobre o tema, e também não existe uma quantidade significativa de pesquisas que investiguem esse hábito. Mas um grande estudo foi publicado na revista científica Nature em 2024.
Leia mais:
- Por que não pode dar leite aos gatos?
- Cães e gatos realmente se odeiam?
- Por que os gatos são considerados um mistério para a ciência?
O estudo entrevistou 1.591 participantes. Dentre estes, 758 (47,6% da amostra) relataram dormir com seus animais de estimação. O que se observou foi que dormir com cachorro e gato foi associado a características de sono mais precárias e maior gravidade de insônia. O estudo aponta uma diferenciação entre cão e gato.
“Análises exploratórias indicaram que o impacto negativo da cama compartilhada com animais de estimação no sono humano estava associado à posse de cães, mas não à posse de gatos”, afirma o estudo.
Isto quer dizer que tutores que dormem com seus gatos podem ter uma noite de sono mais satisfatória, mas isso não é de fato uma garantia. O mesmo estudo enfatiza que a natureza e o horário de sono da maioria dos animais de estimação tendem a não coincidir com os padrões de sono dos humanos.

Outro fator importante é que, quanto mais animais dormem com o tutor na cama, pior será a qualidade do sono. Mas uma outra pesquisa vai na contramão dessas informações e analisou a relação de sono exclusivamente entre humanos e cães.
Um dos principais requisitos para essa pesquisa era os participantes terem apenas um cachorro e eles não podiam compartilhar a sua cama com nenhum outro parceiro humano. No total, 12 mulheres foram alvo deste estudo, elas e seus cães foram monitorados por 10 noites.
Em relatos, as participantes consideraram o hábito como positivo. Aliás, os dados apontaram que durante o sono a movimentação noturna dos humanos influenciou mais os animais do que o contrário.
Ou seja, na ciência não existe consenso sobre este tema. E esse é assunto ainda deve ser investigado e gerar muitos debates dentro e fora da academia. Mas, no campo doméstico, alguns cuidados podem ser tomados a fim de tornar essa prática mais segura.
Cuidados ao dormir com seu pet
O principal cuidado ao dormir com cachorro e gato é manter o banho do pet em dia, bem como se certificar de cuidar da higienização das patas após um passeio na rua, por exemplo. Vacinação em dia e estar livre de parasitas como pulgas e carrapatos são outras medidas essenciais.

Para pessoas que possuem alergias ou têm doenças respiratórias (como a asma) também é indicado não dormir com seus pets porque o contato com os pelos destes animais pode ser um gatilho para essas doenças.
E ao observar que o seu sono está sendo prejudicado por dormir com seu pet, o melhor a se fazer é providenciar uma caminha individual para ele. Por serem animais apegados à rotina, quanto antes for feita a mudança, mais fácil será a adaptação para ele.
O post Dormir com cachorro e gato faz mal à saúde? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/01/medicina-e-saude/dormir-com-cachorro-e-gato-faz-mal-a-saude/