
A última semana de fevereiro será quente e abafada, com condições para pancadas de chuva em praticamente todo o Brasil. Nesta segunda-feira (24), as temperaturas mais altas devem ser registradas no Rio de Janeiro e Porto Alegre, onde os termômetros podem atingir a marca de 36°C.
Este cenário é resultado de duas ondas de calor diferentes. Uma delas está localizada na região central, afetando estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. A outra atua no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.
Temperaturas podem ficar até 5°C acima da média
- Apenas em 2025, o Brasil já registrou quatro ondas de calor, sendo três apenas no Sul do país.
- O mais novo fenômeno começou a atuar no último sábado (22) e pode elevar as temperaturas em até 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias.
- Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), regiões do centro-oeste gaúcho podem atingir temperaturas em torno dos 40°C.
- O calorão também afeta grande parte de Santa Catarina.
- A expectativa é que as altas temperaturas continuem até a quinta-feira (27).
- Já a onda de calor na região central, que começou a atuar no dia 12 de fevereiro, deve se despedir nesta segunda.
Leia mais
- Clima no pré-carnaval: calor, chuva e mudanças no fim de semana
- Aumento das temperaturas acima de 1,5ºC pode ser irreversível
- Mudanças climáticas devem deixar alimentos ainda mais caros
Previsão de temporais para quase todo o Brasil
Além do calor, a região Sul do Brasil pode ter pancadas de chuva moderadas a fortes nesta segunda. A Climatempo alerta para a possibilidade de raios nas áreas do Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, no Centro, Norte e Nordeste de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí, e no Leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.
No Sudeste, os temporais podem acontecer no leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira, a região da Serra da Mantiqueira, e as regiões de Campinas e de Sorocaba. O mesmo vale para o noroeste do estado de São Paulo, parte do triângulo Mineiro e para o extremo sul do Rio de Janeiro, região de Resende e de Visconde de Mauá.

Chuva forte também está prevista para o Nordeste do Brasil, no sul do Maranhão e do Piauí. Já no Centro-Oeste, quase todas as regiões podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes, especialmente durante a tarde e à noite. A única região que fica sem alertas para chuva forte é o sul de Mato Grosso do Sul.
Por fim, no Norte, há risco de temporais no oeste do Acre, no leste de Rondônia, em quase todas as regiões do Amazonas e do Pará, no centro-norte do Tocantins e também no Amapá. Em Roraima e nas demais áreas dos outros estados da Região Norte, as pancadas de chuva devem ser moderadas a fortes.
O post Duas ondas de calor atingem o Brasil de forma simultânea apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/24/ciencia-e-espaco/duas-ondas-de-calor-atingem-o-brasil-de-forma-simultanea/