
Uma semana com quatro dias de trabalho e três de descanso. A escala 4×3 é o sonho de muitas pessoas que desejam viver uma vida mais equilibrada, sem excesso de trabalho e com mais saúde. Muitas delas se veem sobrecarregadas tendo dois dias de descanso semanal – e mais ainda aquelas que não frequentam o trabalho em apenas um dia na semana.
Em alguns países como Bélgica e Nova Zelândia a escala 4×3 já é uma realidade. Na Islândia, país pioneiro nos testes dessa nova jornada de trabalho, a adoção foi massiva, reduzindo a jornada dos islandeses para 35 ou 36 horas semanais.
Tendo esses países como referência, vários outros estão testando o modelo de trabalho reduzido, avaliando resultados sobre produtividade dentro da empresa, bem como questões de desempenho e saúde mental dos trabalhadores.
Leia mais:
- Fim da escala 6×1 pode beneficiar saúde física e mental, diz estudo
- Estressado no trabalho? Essa dica é gratuita e ainda melhora a produtividade
- 5 aplicativos para você organizar sua rotina
Quais são os benefícios da escala 4×3?
Uma das maiores pesquisas sobre tema divulgada até então, realizada pela revista científica Nature Human Behavior, traz resultados promissores sobre essa nova jornada de trabalho.
O estudo conduzido por pesquisadores americanos e irlandeses realizou testes com 2.896 trabalhadores de 141 empresas com sede em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
As pessoas foram entrevistadas duas semanas antes da reestruturação da carga semanal de trabalho, e após o experimento, que durou 6 meses. Os participantes responderam um questionário sobre saúde mental com foco em quatro temas: esgotamento, satisfação no trabalho, bem-estar psicológico e saúde física.
Antes da realização do estudo, uma hipótese levantada pelos pesquisadores era a de que a escala 4×3 pudesse gerar mais estresse, uma vez que os trabalhadores teriam que manter a mesma produtividade num tempo menor. No entanto, ao contrário do que muitos poderiam pensar, diminuir o tempo de trabalho manteve a produtividade.
“Quando as pessoas estão mais descansadas, cometem menos erros e trabalham com mais intensidade”, afirma em comunicado Pedro Gomes, economista na Universidade Birkbeck de Londres.

Após o experimento de 6 meses operando dentro da escala 4×3, sem alteração de salário, as pessoas relataram melhorias não apenas no bem-estar, mas também apontaram menos problemas com sono e níveis de fadiga diminuídos.
Outro dado interessante sobre o estudo é que, após o experimento de 6 meses, 90% das empresas decidiram manter a escala 4×3. O que sinaliza que as empresas não sofreram mudanças significativas, que fariam com que elas voltassem à escala de trabalho com cinco dias úteis.
O post É mais saudável trabalhar só 4 dias por semana? Entenda os impactos da escala reduzida apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/05/medicina-e-saude/e-mais-saudavel-trabalhar-so-4-dias-por-semana-entenda-os-impactos-da-escala-reduzida/