11 de fevereiro de 2025
É rival mesmo? Tesla inaugura megafábrica de baterias na China
Compartilhe:

A Tesla iniciou nesta terça-feira (11) a fabricação de baterias de armazenamento de energia conhecidas como Megapacks em uma unidade recém-inaugurada em Xangai, na China. O lançamento ocorre mesmo com o acirramento das tensões entre os Estados Unidos e o país asiático desde que Donald Trump retornou à Casa Branca.

A fábrica terá capacidade para produzir 10.000 unidades por ano, o que equivale a aproximadamente 40 gigawatts-hora, segundo a agência de notícias Xinhua. Isso deve contribuir para a meta da Tesla de aumentar em 50% o armazenamento de energia global da montadora americana neste ano.

O investimento foi de cerca de 1,45 bilhão de yuans (R$ 1,1 bilhão) e a obra foi finalizada em apenas oito meses na Área Especial Lin-gang da Zona Piloto de Livre Comércio da China, cobrindo aproximadamente 200.000 metros quadrados.

Tesla inaugura fábrica de baterias em Xangai para aumentar armazenamento global de energia (Imagem: B.Zhou/Shutterstock)

A região virou um hub automotivo e de energia desde que a Tesla iniciou suas operações em Xangai, em 2019: mais de 160 empresas formam uma cadeia de suprimentos oferecendo hardware inteligente, software principal, fabricação de veículos e serviços.

“A Tesla não é apenas uma empresa de veículos elétricos. Estamos construindo um mundo movido por produtos de geração e armazenamento de energia e transportados por veículos elétricos para acelerar a transição do mundo para a energia sustentável”, disse Mike Snyder, vice-presidente da Tesla, na cerimônia de lançamento.

Leia Mais:

  • Vendas caem e Tesla perde espaço para rival BYD na China
  • Carros da Tesla andam sozinhos em vídeo; veja
  • China quer uma troca geral de baterias de e-bikes no país; entenda o motivo

Uma afronta ao protecionismo americano?

Especialistas ouvidos pela reportagem da agência Xinhua avaliam que a expansão da Tesla no mercado chinês combate a retórica protecionista do governo Trump, que tem apoio e confiança do CEO da montadora, Elon Musk.

Montagem com fotos de Elon Musk e Donald Trump
Musk virou homem de confiança de Trump no segundo mandato do republicano (Imagem: Frederic Legrand e Jonah Elkowitz – Shutterstock)

“A decisão da Tesla sobre a Megafactory mostra a confiança das empresas americanas no mercado chinês e nas capacidades de fabricação da China. Ela reflete uma disposição entre as empresas americanas de se envolver em uma cooperação mais profunda com a China”, disse Wu Qisheng, pesquisador da Academia de Ciências Sociais de Xangai.

Em 2024, 59.080 novas empresas estrangeiras foram estabelecidas na China, um aumento de 9,9%, segundo o Ministério do Comércio chinês. No início da semana, o governo aprovou um plano para estabilizar esse tipo de investimento no país ao longo de 2025.

“Ainda há espaço para cooperação orientada pelo mercado entre a China e os Estados Unidos para enfrentar os desafios climáticos, particularmente no avanço do armazenamento de energia e tecnologias de economia de energia”, afirmou Liu Qing, vice-presidente do Instituto Chinês de Estudos Internacionais.

O post É rival mesmo? Tesla inaugura megafábrica de baterias na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/11/carros-e-tecnologia/e-rival-mesmo-tesla-inaugura-megafabrica-de-baterias-na-china/