
A SpaceX, empresa de Elon Musk, pode transformar sua base de lançamentos Starbase, no sul do Texas, em uma cidade oficial. A votação sobre a incorporação do território como “Cidade de Starbase” foi realizada neste sábado (3). Com grande parte dos eleitores diretamente ligados à companhia, a aprovação soou como uma formalidade.
- A petição para a votação foi protocolada pela SpaceX em dezembro de 2024 com o objetivo transformar Starbase – o centro de fabricação e lançamentos do foguete Starship – em uma cidade.
- Por 212 votos a 6, os moradores da comunidade remota que cerca a base de lançamento votaram expressivamente a favor do projeto, de acordo com os resultados do site eleitoral do condado.
- Os eleitores também definiram os primeiros representantes eleitos da cidade. Os três são funcionários atuais ou antigos da SpaceX e disputaram os cargos sem oposição.
Starbase como cidade
- A votação definiu que a Starbase, atual sede das operações da SpaceX, será oficialmente transformada em uma cidade no estado do Texas.
- A maioria dos eleitores registrados trabalha na própria SpaceX ou já tinha assinado a petição de apoio à proposta.
- Segundo a SpaceX, o objetivo de transformar a sede em cidade é facilitar o crescimento da comunidade local, atraindo mais talentos e desenvolvendo infraestrutura para apoiar os projetos espaciais da empresa.
- O território tem certa de 3,75 km².
- Ou seja, a nova cidade é um pouco maior que os bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, e Moema, em São Paulo.
Por que a SpaceX quer transformar Starbase em cidade?
De acordo com a petição enviada à Justiça do condado de Cameron, a SpaceX afirma que a transformação de Starbase em cidade permitirá “desburocratizar os processos necessários para construir as comodidades essenciais a um local de classe mundial para viver”.
Leia também:
- SpaceX atinge marco histórico de lançamentos Starlink
- Apple e SpaceX: a nova tensão na tecnologia
- Microlua e chuva de meteoros: o céu em maio no Calendário Astronômico
Atualmente, centenas de pessoas já residem na região, e a empresa planeja expandir essa comunidade com novos profissionais para acelerar o desenvolvimento do Starship – o maior e mais poderoso foguete já construído.
O foguete Starship é uma peça-chave nos planos de Elon Musk para viabilizar viagens interplanetárias e a colonização de Marte. Tornar Starbase uma cidade é, segundo a empresa, mais um passo rumo a esse futuro ambicioso. Com mais autonomia e infraestrutura local, a SpaceX acredita que poderá acelerar a fabricação e testes do sistema de foguetes reutilizáveis que promete revolucionar o setor aeroespacial.
A incorporação não faz de Musk um ‘prefeito’. Ele não poderá implementar qualquer regulação que desejar. Contudo, a empresa terá uma autoridade única para determinar o ritmo do desenvolvimento da área.
A comissão eleita terá poder sobre zoneamento e projetos de construção, por exemplo.
Qual a relação entre Starbase, a SpaceX e os planos para Marte?
Com a Starship como carro-chefe, a SpaceX deseja reduzir drasticamente os custos das viagens espaciais. Isso inclui a possibilidade de transportar pessoas e cargas até Marte com maior frequência e menor preço.

Ao criar a Cidade de Starbase, a companhia pretende consolidar sua presença no sul do Texas como um polo de inovação tecnológica e espaço de convivência para os profissionais envolvidos nesse projeto de longo prazo.
A cidade também servirá como símbolo de uma nova era: uma comunidade construída do zero com foco na exploração espacial – algo inédito até hoje.
O post Elon Musk acaba de ganhar uma cidade para chamar de sua apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/04/pro/elon-musk-acaba-de-ganhar-uma-cidade-para-chamar-de-sua/