
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma reunião organizada pelo presidente do Chile, Gabriel Boric, nesta segunda-feira (21). Durante pronunciamento no evento, o petista defendeu a regulamentação das plataformas digitais e o enfrentamento à desinformação.
Lula ainda destacou que a liberdade de expressão não deve ser confundida com autorização para incitar a violência e atacar a democracia.
Lula defendeu regulamentação das plataformas digitais
Durante seu pronunciamento no evento Democracia Sempre, Lula discursou em prol da regulamentação das plataformas digitais e do combate à desinformação.
A chave para um debate público livre plural é a transparência de dados e uma governança digital global. Que a liberdade de expressão não se confunda com a autorização para incitar a violência, difundir o ódio, cometer crimes e atacar o Estado democrático de direito.
Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso no evento Democracia Sempre
O presidente brasileiro ainda defendeu que a defesa da democracia não é dever apenas dos governos de cada país, mas depende também da participação dos cidadãos e da confiança nas instituições. Lula citou um “momento em que o extremismo tenta reeditar práticas intervencionistas” e pediu participação popular ativa da “academia, dos parlamentos, da sociedade civil, da mídia e do setor privado”.
Segundo a Agência Brasil, os cinco líderes que estavam no encontro concordaram com as falas do petista sobre a regulamentação das plataformas digitais e combate à desinformação como forma de “devolver aos Estados a capacidade de proteger os seus cidadãos”.

Como foi a participação do Lula no evento no Chile?
- Além de Lula e Boric, presidente chileno que organizou a reunião, o evento Democracia Sempre contou com outros líderes internacionais, como Gustavo Petro (presidente da Colômbia), Pedro Sánchez (presidente da Espanha) e Yamandú Orsi (presidente do Uruguai);
- Em Santigo, capital do Chile, os líderes se encontraram com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e grupos de reflexão de políticas públicas;
- O evento focou em três temas: defesa da democracia e do multilateralismo, combate às desigualdades, e tecnologias digitais e o enfrentamento à desinformação.
- A reunião já estava marcada há algum tempo, mas aconteceu em um momento de endurecimento das políticas externas de Trump, como o tarifaço e as acusações contra o Brasil. Lula reforçou a necessidade do multilateralismo.

As acusações de Trump contra o Pix
Em pronunciamento na semana passada, Lula já havia falado sobre as recentes ofensivas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. Além das tarifas de 50% para o país, Trump atacou o sistema de pagamento Pix e defendeu as big techs em solo brasileiro.
Leia mais:
- Celular lento? Descubra 5 apps que podem estar causando isso – e como resolver!
- EUA x Brasil: Lula afirma que vai taxar big techs
- Minicelulares: o que são e porque viraram febre para fraudadores?
Na fala, o presidente brasileiro reforçou a soberania nacional e reforçou que “no Brasil, ninguém — ninguém — está acima da lei“, se referindo à tentativa de influenciar na operação das big techs por aqui.
Saiba os detalhes aqui.
O post Em evento, Lula defende regulamentação das plataformas digitais e combate à desinformação apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/21/pro/em-evento-lula-defende-regulamentacao-das-plataformas-digitais-e-combate-a-desinformacao/