
Já imaginou um avião de 108 metros de comprimento e 80 metros de envergadura? Ele (ainda) não existe, mas uma empresa dos Estados Unidos planeja desenvolver este gigante para transportar materiais pesados.
Chamada de WindRunner, a aeronave não está sendo produzida pelas famosas companhias do setor, como Airbus, Boeing, Embraer ou Lockheed. Na verdade, o projeto é da Radia, uma empresa fundada em 2016 e que nunca construiu um avião.
Avião será usado para transportar pás de turbinas eólicas
- De acordo com a BBC, a Radia atua no setor de energia eólica e esbarrou em um grande obstáculo.
- Como transportar pás de turbinas eólicas offshore (que são instaladas no mar) que podem ter até 100 metros de comprimento?
- Foi aí que surgiu a ideia de construir um avião que desse conta desse desafio.
- Até agora, a empresa arrecadou mais de US$ 150 milhões (cerca de R$ 815 milhões) para desenvolver o ambicioso projeto.
- Mas o trabalho não será nada fácil.
- Apesar do tamanho descomunal, essa aeronave deve ser capaz de usar as pistas dos aeroportos já existentes.
- Além disso, precisará operar em pistas relativamente curtas e semipreparadas que podem ser facilmente construídas ao lado de parques eólicos.
Leia mais
- Aviões da Air France e Azul quase colidem em Guarulhos; ouça áudio
- Embraer quer usar avião KC-390 para driblar tarifas dos EUA
- Avião faz manobra para evitar colisão com aeronave da Força Aérea

Voos devem ser curtos
A característica mais marcante do gigantesco avião será a sua enorme asa reta, necessária para poder decolar e pousar. A ideia é que a aeronave seja capaz de transportar até 74 toneladas, ou três pás de turbina eólica de 80 metros cada. Em maio deste ano, o Departamento de Defesa dos EUA assinou um acordo com a Radia para estudar como o WindRunner poderia transportar cargas militares.
O problema é que o avião só conseguiria voar dois mil quilômetros. Isso significa que, se for mesmo construído, ele provavelmente vai ficar restrito a voos dentro da América do Norte, da Europa ou da América do Sul.

Até agora, a Radia testou apenas um modelo de reduzido em um túnel de vento. A empresa destaca que ainda procura novos investidores para acelerar o projeto. Outro obstáculo é conseguir a certificação para voo. Tudo isso faz com que não exista uma previsão de lançamento da aeronave gigante.
O post Empresa ‘novata’ quer construir o maior avião do mundo; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/08/carros-e-tecnologia/empresa-novata-quer-construir-o-maior-aviao-do-mundo-veja/