
O encurtador de link do Google, conhecido pelo domínio “goo.gl”, será oficialmente desativado no dia 25 de agosto de 2025. A partir dessa data, todos os links no formato “https://goo.gl/*” deixarão de funcionar e passarão a exibir uma mensagem de erro 404, indicando que a página não existe mais. As informações são do The Verge.
O serviço de encurtamento do Google foi encerrado em 2019, mas os links criados até então continuaram ativos por mais de cinco anos. No entanto, com a queda acentuada no uso desses links, a empresa decidiu descontinuar completamente o serviço. Segundo o Google, “mais de 99% dos links não tiveram nenhuma atividade no último mês”, o que motivou a decisão de desligar o encurtador.
Avisos e prazos para a transição
Desde julho de 2024, o encurtador de link do Google começou a exibir uma página de aviso para os usuários que clicam nos links “goo.gl”.
Essa página alerta que “este link deixará de funcionar em breve”, dando um prazo para que os usuários e empresas façam a migração para outras plataformas de encurtamento.
Após 25 de agosto de 2025, todos os links da plataforma retornarão erro 404. É recomendada a migração para outro serviço de encurtamento o quanto antes para evitar interrupções.
Leia mais:
- Encurtadores de link: o que são, benefícios e 21 opções
- Gerar link no WhatsApp: passo a passo para você começar a utilizar essa ferramenta
- CEO do Google diz que IA melhora todos os setores da empresa
Como escolher um encurtador de link?
Com o fim do encurtador de link do Google, muitos usuários e empresas buscam alternativas para continuar encurtando URLs. É importante avaliar opções que ofereçam estabilidade, facilidade de uso e boas ferramentas de análise e gestão. Entre os principais pontos para considerar ao escolher um novo serviço, destacam-se:
- Segurança no redirecionamento e proteção contra links maliciosos
- Estatísticas detalhadas de cliques e origem do tráfego
- Integração com outras plataformas e APIs para automatização
- Facilidade para customização de links
- Suporte técnico e garantia de continuidade do serviço
A desativação do encurtador de link do Google marca o fim de uma era, mas também abre espaço para que usuários adotem novas soluções que atendam melhor às suas necessidades atuais de marketing digital e compartilhamento.
O post Encurtador de link do Google será desativado em agosto; saiba como se preparar apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/25/internet-e-redes-sociais/encurtador-de-link-do-google-sera-desativado-em-agosto-saiba-como-se-preparar/