A NASA enfim divulgou uma solução para os astronautas que estão desde junho no espaço: eles retornarão à Terra em fevereiro do ano que vem em uma espaçonave da SpaceX.
O anúncio foi feito por Bill Nelson, da NASA, em uma coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado (24). Assim, a SpaceX de Elon Musk assume a missão de trazer os astronautas de volta após os problemas apresentados por uma espaçonave da Boeing.
Butch Wilmore e Suni Willians deveriam passar apenas 8 dias na Estação Espacial Internacional e, depois, voltariam à Terra a bordo da espaçonave Starliner da Boeing. Desde então, o retorno foi adiado três vezes e, agora, a NASA confirmou que a nave voltará vazia.
Leia mais:
- Relatório da NASA aponta problemas com megafoguete que vai levar astronautas à Lua
- Como é a Estação Espacial Internacional por dentro?
- Como os astronautas se adaptam à vida no espaço?
Segundo a agência espacial norte-americana, o sistema de propulsão da Starliner oferece riscos para a segurança dos astronautas. Durante a viagem de ida, cinco dos 28 propulsores da Starliner usados para manobras não funcionaram como esperado.
Eles precisarão passar mais alguns meses no espaço até o retorno em fevereiro de 2025 a bordo de uma espaçonave da SpaceX — será a SpaceX Crew-9 a responsável por trazê-los de volta à superfície do nosso planeta.
A nave da SpaceX será lançada ao espaço em setembro em uma missão tripulada, mas com dois assentos vazios — eles serão destinados para o retorno de Wilmore e Williams.
O post Enfim, uma definição: astronautas presos no espaço retornarão à Terra em 2025 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/08/24/ciencia-e-espaco/enfim-uma-definicao-astronautas-presos-no-espaco-retornarao-a-terra-em-2025/