2 de abril de 2025
Esse é o lado das IAs que ninguém te conta
Compartilhe:

Enquanto as ações da Tesla enfrentam uma queda nas últimas semanas, Elon Musk tem se concentrado discretamente em expandir sua presença em supercomputação de IA. Sua startup, xAI, está construindo um data center em Atlanta, que contará com 12.000 GPUs da Nvidia, essenciais para a computação de IA.

Embora seja menor que o projeto “Colossus” em Memphis, que terá 100.000 GPUs, a construção do centro em Atlanta faz parte de uma tendência crescente de construção de data centers no setor de IA, que, apesar de grande em escala, tem recebido pouca atenção pública.

A expansão silenciosa de infraestruturas de IA levanta questões sobre o controle e impacto ambiental dessas instalações, como alerta um artigo do site Fast Company.

Leia mais:

  • Baterias de lítio feitas com material reciclado serão realidade em breve
  • Boom de IA deve impulsionar negócios de data centers na Ásia
  • A IA traz desafios para a produção de energia. Aqui está uma possível solução
Empresas de tecnologia querem mais data centers e vão precisar gastar mais energia, mas esses planos podem causar danos mais altos ao meio ambiente (Imagem: Gorodenkoff/Shutterstock)

Falta transparência sobre os impactos ambientais de data centers

  • Data centers consomem grandes quantidades de água, e, em locais como Memphis, onde a escassez de água é uma preocupação, isso gera um grande impacto.
  • A xAI já firmou um acordo para usar águas residuais recicladas no resfriamento do data center, mas a transparência com as comunidades locais é limitada, e os impactos ambientais podem ser graves, incluindo o aumento das emissões de carbono.
  • Além disso, o crescimento dessa infraestrutura de supercomputação pode ser questionado. O lançamento do modelo DeepSeek, mais eficiente em termos de recursos, sugere que o futuro da IA poderia ser menos dependente de recursos do que muitos acreditam.

Isso levanta a dúvida sobre a real necessidade de projetos gigantescos como o de Musk. As comunidades que hospedam esses centros podem pagar um alto preço, seja em termos ambientais ou sociais, enquanto a necessidade desses data centers permanece incerta.

É crucial a aplicação de uma supervisão rigorosa e uma abordagem responsável na expansão de data centers para garantir um desenvolvimento sustentável e transparente.

logo de xAI e Elon Musk
Elon Musk e a xAI estão expandindo sua influência em instalações de computação de IA, sem sabermos as consequências ambientais dessa participação (Imagem: QubixStudio / Shutterstock.com)

O post Esse é o lado das IAs que ninguém te conta – e que mais preocupa apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/01/pro/esse-e-o-lado-das-ias-que-ninguem-te-conta-e-que-mais-preocupa/