4 de agosto de 2025
Esse segredo centenário pode manter os dentes saudáveis
Compartilhe:

Em 1988, uma escavação arqueológica no Château de Laval, na França, revelou algo intrigante: o corpo de uma aristocrata que morreu no século XVII e ainda tinha seus dentes impressionantemente preservados. Em 2023, graças a uma equipe de cientistas, o segredo centenário por trás da conservação foi finalmente revelado.

Entenda:

  • Em 1988, arqueólogos encontraram o corpo de Anne d’Alegre, uma aristocrata francesa do século XVII;
  • Curiosamente, a arcada dentária da mulher estava muito preservada, mas, na época, não foi possível identificar o que estava por trás disso;
  • Em 2023, novas análises mostraram que Anne usava um “aparelho de ouro”;
  • A mulher sofria de uma doença que afrouxava seus dentes, e fios de ouro foram usados para apertá-los;
  • Ao longo dos anos, porém, isso só foi piorando a condição de Anne, deixando sua arcada ainda mais instável.
Dentes preservados de aristocrata do século XVII intrigava arqueólogos. (Imagem: Colleter et al., Journal of Archaeological Science: Reports)

O esqueleto descoberto na França era de Anne d’Alegre, e foi encontrado embalsamado em um caixão de chumbo. Na época, os arqueólogos envolvidos na escavação repararam que Anne tinha uma prótese dentária, mas, sem as ferramentas necessárias, foi impossível identificar o que manteve os dentes preservados por mais de 360 anos: um “aparelho de ouro”.

Leia mais:

  • Implante dentário “inteligente” promete devolver sensibilidade ao sorriso
  • Você escova os dentes do jeito certo? Veja o que diz a ciência
  • Mau hálito: um problema comum, mas que você pode prevenir

Novo estudo revelou segredo de dentes preservados

Anne d’Alegre usou “aparelho de ouro” para fixar dentes. (Imagem: Colleter et al., Journal of Archaeological Science: Reports)

O segredo dos dentes de Anne d’Alegre só foi revelado em 2023, graças aos autores de um artigo publicado no Journal of Archaeological Science: Reports. As análises conduzidas pela equipe mostraram que a aristocrata francesa sofria de doença periodontal, e todos os seus dentes estavam ficando “frouxos”.

A solução, na época, foi usar fios de ouro para apertar e unir os dentes – mas isso acabou agravando ainda mais o quadro, escreveram os pesquisadores.

‘Aparelho de ouro’ só piorou condição da aristocrata

Pintura a óleo de Anne d’Alegre. (Imagem: Colleter et al., Journal of Archaeological Science: Reports)

Ao longo dos anos, o “aparelho de ouro” precisou ser apertado várias e várias vezes, fazendo com que os dentes de Anne ficassem ainda mais instáveis. A mulher deve ter sofrido muita pressão diante do problema, já que a beleza era um fator importantíssimo entre as classes mais abastadas – e a reputação da aristocrata já “não era boa” após ter ficado viúva duas vezes, disse Rozenn Colleter, autora principal do estudo, à AFP.

A equipe usou Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) para analisar e criar imagens tridimensionais da arcada, e também foi descoberto que a prótese dentária era de marfim de elefante – na época, o marfim de hipopótamo era mais popular.

O post Esse segredo centenário pode manter os dentes saudáveis apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/04/ciencia-e-espaco/esse-segredo-centenario-pode-manter-os-dentes-saudaveis/