Consumir um grama de ômega-3 por dia pode desacelerar a taxa de envelhecimento biológico em humanos. Essa foi a conclusão de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Monash, da Austrália, e da Universidade de Zurique, da Suíça.
Os dados foram analisados após três anos de acompanhamento de 777 adultos com 70 anos ou mais que vivem na Suíça. As descobertas foram publicadas na revista científica Nature Aging.
Considerada uma gordura saudável, ômega-3 pode ser ingerida através de peixes, frutos-do-mar, sementes, nozes e óleos vegetais.
Os pesquisadores partiram de outros ensaios clínicos que mostraram efeitos promissores do consumo de vitamina D ou ômega-3 para retardar o envelhecimento biológico em animais. Segundo eles, não estava claro se a suplementação funcionava em humanos.
Leia Mais:
- Ciência avança na reversão do envelhecimento
- Praticar ioga pode te fazer viver mais? Veja o que diz a ciência
- NAD+: quais os benefícios e riscos da suplementação antienvelhecimento?
Como foi feita a pesquisa?
- A equipe usou ferramentas de biologia molecular conhecidas como relógios epigenéticos para calcular como as taxas de envelhecimento foram afetadas durante o experimento.
- Durante o ensaio clínico, testando oito grupos ou tratamentos diferentes, os participantes consumiram 2.000 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia e/ou tomaram 1 grama de ômega-3 por dia.
- Além disso, eles participaram de um programa de exercícios em casa de 30 minutos, 3 vezes por semana, ao longo de um período de 3 anos.
Quais foram as descobertas?
A partir da análise de amostras de sangue, os pesquisadores identificaram que o consumo de ômega-3 retardou moderadamente o envelhecimento biológico em vários relógios epigenéticos após 4 meses de suplementação. De acordo com o estudo, a descoberta não dependia do sexo, idade ou índice de massa corporal do participante.
Um dos testes mostrou ainda que a combinação de ômega-3, vitamina D e exercícios apresentou um desempenho ainda melhor. As três intervenções juntas também tiveram o maior impacto na redução do risco de câncer e na prevenção da fragilidade física.
Os autores ponderaram que o trabalho é limitado por não adotar uma medida padronizada de envelhecimento biológico, e que a amostra de participantes suíços não representa a população global média de adultos com 70 anos ou mais.
O post Esse suplemento pode ajudar a retardar o envelhecimento apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/07/medicina-e-saude/esse-suplemento-pode-ajudar-a-retardar-o-envelhecimento/