
O rover Mars 2020 da NASA encontrou uma rocha que tem intrigado a agência espacial estadunidense. Chamado de “Skull Hill”, o objeto foi identificado em 11 de abril durante jornada pela parte inferior da “Witch Hazel Hill“, na borda da cratera Jezero, em Marte.
A imagem foi captada no local conhecido como “Porto Anson” e mostra grande rocha de cor distinta das demais, em tom mais escuro. A suspeita é que tenha se originado em outro lugar e transportada até o ponto atual em um movimento denominado “float” (flutuar, em português).
De onde ela veio? A NASA já sabe?
- Segundo a NASA, as cavidades em Skull Hill podem ter se formado pela erosão de clastos da rocha ou pela erosão do vento;
- Outra hipótese é que se trata de uma rocha ígnea erodida de um afloramento próximo ou ejetada de uma cratera de impacto;
- “Na Terra e em Marte, ferro e magnésio são alguns dos principais constituintes das rochas ígneas, que se formam a partir do resfriamento de magma ou lava. Essas rochas podem incluir minerais de cor escura, como olivina, piroxênio, anfibólio e biotita”, diz o artigo;
- A equipe ainda está trabalhando para entender melhor de onde elas vieram e como chegaram ali. E isso vai incluir medições da composição química desses flutuadores de tons mais escuros vistos em Skull Hill.
Leia mais:
- NASA flagra mini-twisters em Marte; veja
- Terraformar Marte é difícil, mas não impossível
- Putin quer Marte! Rússia pode estar de volta à corrida espacial
Descobertas similares
A cor escura de Skull Hill lembra os meteoritos encontrados na cratera Gale pelo rover Curiosity, em 2016. A NASA confirmou que se tratava de um objeto espacial de ferro-níquel caído do céu do Planeta Vermelho.
“Meteoritos de ferro-níquel são classe comum de rochas espaciais encontradas na Terra e exemplos anteriores já foram observados em Marte, mas este, chamado ‘Rocha Ovo’, é o primeiro em Marte examinado com um espectrômetro de disparo a laser”, informou a agência à época.
Mais recentemente, o rover Perseverance avistou uma textura curiosa em uma rocha também em Marte. A superfície parecia ser composta por centenas de esferas cinza-escuras, com milímetros de tamanho — que pode ser observada também em Skull Hill. Sua origem ainda está sendo estudada.

O post Esta rocha única encontrada em Marte intriga a NASA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/23/ciencia-e-espaco/esta-rocha-unica-encontrada-em-marte-intriga-a-nasa/