Muito além de experimentos em baixa gravidade e outras pesquisas relacionadas à Terra, a Estação Espacial Internacional (ISS) também é responsável por, todos os anos, divulgar imagens impressionantes do nosso planeta tiradas diretamente do espaço.
E em 2024, claro, não foi diferente: graças à NASA – que monitora a ISS junto às agências da Rússia, Japão, União Europeia e Canadá -, temos acesso a uma série de fotos tiradas 400 quilômetros acima da Terra ao longo dos últimos meses.
Entenda:
- Todos os anos, a Estação Espacial Internacional (ISS) – monitorada pela NASA junto às agências da Rússia, Japão, União Europeia e Canadá – registra centenas de fotos impressionantes do espaço;
- Em 2024, a equipe de astronautas capturou fenômenos como auroras boreais, o eclipse solar total de abril e o brilhante “Cometa do Século”;
- Por outro lado, a estação também presenciou eventos assustadores, como furacões, incêndios florestais e tempestades poderosas;
- Vale lembrar que a ISS, ativa desde 1998, vai se “aposentar” em 2030;
- Com informações do Business Insider.
Entre os fenômenos avistados pela equipe da ISS neste ano, tivemos, por exemplo, o extremamente brilhante “Cometa do Século” (Tsuchinshan-ATLAS), belíssimas auroras boreais, o eclipse solar total que aconteceu em abril e, principalmente, uma vista privilegiada do nascer e do pôr do sol todos os dias.
Leia mais:
- Vídeo mostra satélite da China em chamas no céu dos EUA; veja
- Nem a NASA sabe o que esses estranhos objetos espaciais são
- Segredo para a exploração espacial pode estar nos mares
Estação da NASA tirou fotos belas – e assustadoras – do espaço em 2024
À ABC News Radio, o astronauta da NASA Matt Dominick disse que, apesar de muito impressionantes, as fotos da estação espacial não chegam nem perto da experiência de visualizar as cenas ao vivo: “Passei um bom tempo tentando capturar o que posso ver com meus olhos. Ainda não consegui.”
Porém, é claro que nem todas as paisagens vistas pela equipe são belas e encantadoras. Em 2024, tivemos furacões como Helene e Milton, incêndios florestais e tempestades assustadoras – e cada um dos eventos também foi registrado pela ISS.
Em órbita desde 1998, a Estação Espacial Internacional está se aproximando de sua “aposentadoria”: em 2030, a NASA vai “derrubar” a ISS no Oceano Pacífico, contando com a ajuda da Space X, de Elon Musk, para realizar a operação com segurança.
O post Estas foram as fotos mais impressionantes tiradas do espaço em 2024 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/27/ciencia-e-espaco/estas-foram-as-fotos-mais-impressionantes-tiradas-do-espaco-em-2024/