
A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias permanece elevada de forma persistente. Isso significa que o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue para todo o corpo.
Já se sabe que uma boa alimentação pode reduzir os ricos relacionados a esta doença. Agora, um novo trabalho aponta que um grupo de compostos vegetais pode atuar para melhorar a função dos vasos sanguíneos.
Compostos vegetais naturais podem ser aliados
- Estamos falando dos flavan-3-óis, também chamados de flavanóis ou catequinas.
- Estes compostos vegetais naturais pertencem à família dos flavonoides.
- Eles estão presentes em alguns dos alimentos mais conhecidos: cacau, chá verde e preto, uvas, maçãs e até algumas frutas vermelhas.
- Sabe aquele sabor levemente ácido ou amargo que você sente no chocolate amargo ou no chá forte?
- Isso é causado justamente pela ação dos flavan-3-óis.
- Apesar dos benefícios destes compostos serem conhecidos, os efeitos deles no organismo ainda carecem de estudos mais profundos.
Leia mais
- Você tem pressão alta? Este alimento pode ser seu aliado
- Não era só cortar sal? Pesquisa sugere algo mais eficaz contra pressão alta
- 8 mitos sobre alimentação desmentidos pela ciência
Alimentos podem prevenir problemas cardiovasculares
Em artigo publicado no portal The Conversation, o professor Christian Heiss, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, descreve o resultado de sua mais recente pesquisa. A ideia era focar justamente nos efeitos dos flavan-3-óis sobre a pressão arterial e a função endotelial (quão bem os vasos sanguíneos se dilatam e respondem ao fluxo sanguíneo).

No total, foram analisados dados de 145 ensaios clínicos randomizados envolvendo mais de 5.200 participantes. Esses estudos testaram uma variedade de alimentos e suplementos ricos em flavan-3-ol, incluindo cacau, chá, uvas, maçãs e compostos isolados como a epicatequina, e mediram seus efeitos em dois marcadores cardiovasculares importantes: pressão arterial e dilatação mediada pelo fluxo (FMD), uma medida de quão bem o revestimento interno dos vasos sanguíneos funciona.
O consumo regular de flavan-3-óis levou a uma queda média na pressão arterial medida em consultório de 2,8 mmHg sistólica (o número superior) e 2,0 mmHg diastólica (o número inferior). Mas para pessoas que começaram com pressão arterial elevada ou hipertensão diagnosticada, os benefícios foram ainda maiores, com reduções de até 6–7 mmHg sistólica e 4 mmHg diastólica. Isso é comparável aos efeitos de alguns medicamentos prescritos para pressão arterial e pode reduzir significativamente o risco de ataques cardíacos e derrames.
Christian Heiss, professor da Universidade de Surrey

O pesquisador ainda afirmou que os compostos melhoraram a função endotelial, com um aumento médio de 1,7% na FMD após ingestão prolongada. Esse benefício apareceu mesmo em participantes cuja pressão arterial já estava normal. Já os efeitos colaterais foram raros e geralmente leves, limitando-se a pequenos problemas digestivos.
Embora os benefícios tenham sido mais pronunciados em pessoas com pressão alta, mesmo aquelas com leituras normais observaram melhorias na função vascular. Isso sugere que os flavan-3-óis podem ajudar a prevenir problemas cardiovasculares antes que eles comecem. É claro que os flavan-3-óis não são uma solução mágica. Eles não substituirão os medicamentos para todos. Mas, combinados com outros hábitos saudáveis, podem oferecer um impulso significativo — e delicioso — à saúde cardiovascular.
Christian Heiss, professor da Universidade de Surrey
O post Estes alimentos podem ajudar a reduzir sua pressão sanguínea apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/14/medicina-e-saude/estes-alimentos-podem-ajudar-a-reduzir-sua-pressao-sanguinea/