17 de julho de 2025
EUA x Brasil: Lula afirma que vai taxar big techs
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil vai taxar as big techs, em resposta ao tarifaço de 50% contra o país e a investigação sobre as práticas comerciais brasileiras impostos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Esse país só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. E eu queria dizer que a gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas americanas digitais”, afirmou.

Presidentes engrossaram o tom de seus discursos (Imagem: bella1105/Shutterstock)

A fala foi proferida durante discurso na União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia (GO). O presidente brasileiro também frisou que não permitirá que “nossas crianças sejam vítimas de coisas que não estão sob o nosso controle”.

“Nós não aceitamos que, em nome da liberdade de expressão, você fica utilizando [as plataformas digitais] para fazer agressão, para fazer mentira, para [estimular] ódio entre as crianças, violência contra as mulheres, violência contra os negros, contra LGBTQIA+, ou seja, tudo que é tipo de violência”, prosseguiu.

Lula e a taxação às big techs

  • Sobre a taxação, Lula reclamou que o governo Trump não respondeu ao contato brasileiro. “Não recebemos nenhuma resposta. A resposta que nós recebemos foi a matéria publicada no jornal, no e-mail dele, no Zap [WhatsApp] dele, no portal dele, porque ele não se dignou nem sequer a mandar uma carta”, protestou;
  • “Tenho certeza de que o presidente americano jamais negociou 10% do que negociei na minha vida”, continuou;
  • Sobre a taxação às big techs, Lula não falou em valores, mas defendeu a regulamentação das plataformas digitais — algo que não avançou (até o momento) no Congresso;
  • O discurso do presidente contrasta com fala do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que, em comitê com representantes da indústria, ocorrido nesta semana, falou apenas em diminuir as taxações;
  • No encontro, estavam empresários da indústria, do agro, dos setores de bens e comércios e representantes de algumas das principais multinacionais dos EUA.
Montagem com fotos de Donald Trump olhando para o lado e de celular exibindo ícones dos aplicativos do ChatGPT, Gemini, Meta AI, Perplexity e Copilot na tela inicial
Trump também quer investigar “práticas econômicas desleais” do Brasil contra as big techs e demais empresas estadunidenses (Imagem: Autor desconhecido e Tada Images/Shutterstock)

Leia mais:

  • 5 recursos do Windows para desativar e aprimorar o PC
  • Como gerar imagens por IA no WhatsApp
  • Lula vai se inspirar na Índia para defender Brasil das big techs

Relembre o caso

No último dia 9, Trump enviou carta ao presidente Lula, na qual comunicou, entre outras coisas, que vai investigar condutas do Brasil contra as big techs estadunidenses.

Trump afirma, na carta, que seu governo busca uma retaliação formal por conta das medidas judiciais brasileiras impostas a essas empresas, como, por exemplo, a suspensão do X, pedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O presidente dos EUA afirmou, ainda, que pediu a um de seus principais auxiliares na taxação mundial para investigar as supostas ações do Brasil contra as atividades comerciais digitais das companhias dos EUA, bem como “outras práticas desleais“.

Outra temática abordada no documento é a taxação de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA, que deve entrar em vigor em 1º de agosto.

O republicano informou, sem apresentar provas, que a decisão de aplicar o tarifaço se deu “devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.

lula narendra modi
Lula quer que o Brasil tenha as mesmas estruturas que a Índia para lutar contra as big techs (Imagem: Reprodução/X/Narendra Modi)

O governo brasileiro recebeu a carta com indignação e nesta semana, Lula sancionou a Lei de Reciprocidade, que prevê que o Brasil responda às imposições de Trump na mesma medida, ou seja, criando um tarifaço de 50%.

O post EUA x Brasil: Lula afirma que vai taxar big techs apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/17/pro/eua-x-brasil-lula-afirma-que-vai-taxar-big-techs/