Além de adiar o retorno à Terra dos astronautas da missão SpaceX Crew-8, a previsão de chegada do furacão Milton à Flórida esta semana também fez a NASA suspender um dos lançamentos mais esperados do ano: o envio da sonda Europa Clipper à órbita de Júpiter.
De acordo com um comunicado da agência, a espaçonave foi recolhida no hangar da SpaceX no Complexo de Lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, antes do mau tempo se estabelecer, iniciando os procedimentos de segurança para furacões no domingo (6).
O lançamento estava programado para acontecer às 13h31 (pelo horário de Brasília) desta quinta-feira (10), a bordo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. No momento, não existe previsão para retomada das operações, embora haja janelas de backup diariamente até o dia 6 de novembro, segundo a NASA.
“Espera-se que o furacão Milton se mova do Golfo do México esta semana, deslocando-se para o leste para a Costa Espacial”, diz a nota oficial da agência emitida no início da semana. De fato, a tempestade chegou ao local na noite de quarta-feira (9) e, apesar de ter perdido força conforme avançou pelo continente, foi intensa o suficiente para deixar um rastro de destruição na Flórida, causando mortes, inundações e explosões, além de arruinar estruturas e deixar milhões de imóveis sem energia.
“Assim que a tempestade passar, as equipes de recuperação avaliarão a segurança do espaçoporto antes que o pessoal retorne ao trabalho”, explica a NASA. “Em seguida, as equipes de lançamento avaliarão as instalações de processamento de lançamento quanto aos danos causados pela tempestade”.
Leia mais:
- Furacão Milton pode fazer carros elétricos explodirem; entenda
- Furacão Milton: Trump e Musk espalharam desinformação
- Por que o furacão Milton é o mais perigoso dos últimos 100 anos na Flórida?
Furacão Milton perde força ao chegar ao continente
Segundo a agência, assim que estiver “tudo limpo”, e “após a avaliação das instalações e quaisquer ações de recuperação”, será definida a data de lançamento da missão.
Nesta manhã, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) classificou o furacão na categoria um – a menos grave na escala de intensidade. Enquanto estava sobre o oceano, na segunda-feira (7), a tempestade escalou da categoria dois para a cinco em questão de horas (o Olhar Digital explica aqui o que essas categorias significam).
Most Scariest visuals coming ever in history of Florida.
There has been a lot of destruction. May nature keep everyone safe.#Milton #Florida #FloridaStorm #FloridaFlooding #Flood #HurricaneMilton #HurricanMilton #Hurricane #MiltonFlorida #Florida pic.twitter.com/yZbiE4EKr0
— Anurag Yadav (@Anurag_yadav777) October 10, 2024
Maior espaçonave já construída pela NASA para uma missão planetária, a sonda robótica Europa Clipper, movida a energia solar, conduzirá as primeiras investigações detalhadas da lua gelada de Júpiter, Europa. A sonda orbitará Júpiter, realizando em torno de 50 sobrevoos naquela lua para determinar se há lugares abaixo da superfície que poderiam suportar vida.
Sobre o furacão Milton:
- Os ventos provocados pelo furacão chegaram a 193 km/h no oeste da Flórida (até arrancaram o teto de um estádio em Tampa);
- Quase 7,3 milhões de moradores, espalhados em 15 condados do estado, foram orientados a deixar a região (a maior evacuação nos últimos oito anos);
- Mais de três milhões de imóveis (casas e empresas) ficaram sem energia – a maioria nas regiões central e leste do estado;
- A região de Orlando foi atingida por três inundações rápidas;
- Segundo a CNN, foram confirmadas pelo menos quatro mortes em Fort Pierce, no Condado de St. Lucie, costa leste da Flórida;
- O furacão passou a cerca de 17 km de Cabo Canaveral, onde fica a estação da Força Espacial dos EUA, usada pela NASA.
É possível ter uma ideia de como foi a passagem do furacão Milton pela Flórida nesta transmissão ao vivo no YouTube. Também dá para ver uma “chuva de raios” perto do olho do furacão registrada do espaço por satélite da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).
O post Europa Clipper: furacão Milton faz NASA suspender envio de sonda à lua de Júpiter apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/10/ciencia-e-espaco/europa-clipper-furacao-milton-faz-nasa-suspender-envio-de-sonda-a-lua-de-jupiter/