Para se adequar ao que decretou a Lei de Mercados Digitais (DMA) na Europa no mês passado, a Apple passa a ter uma nova loja de apps no iPhone, que não é de sua propriedade, mas sim de terceiros. A loja é a AltStore PAL, conforme indicam informações do The Verge.
Leia mais:
- Apple diz que Epic Games quer interferir em suas operações comerciais
- 5G: Galaxy S24 supera iPhone 15 em download e upload
- Apple remove emulador de Game Boy para iPhone da App Store
A loja exige uma assinatura anual de € 1,50 (mais impostos) para cobrir a Core Technology Fee (CTF) da Apple para instalar a loja independente de aplicativos.
A instalação da AltStore PAL exige que o usuário confirme, em algumas etapas, o seu desejo de instalar aplicativos de fora da App Store da Apple. Parece um último recurso da Apple para fazer com que o usuário não use uma loja de aplicativos externa, mas com persistência e cliques suficientes, ele será eventualmente instalado.
Emulador da Nintendo é novidade na loja de apps
- O novo mercado de aplicativos chega com dois aplicativos desenvolvidos por Riley Testut: Delta, um emulador capaz de jogar jogos de NES, SNES, Nintendo 64, Game Boy, Game Boy Advance e Nintendo DS;
- Clip, um gerenciador de área de transferência proibido pela Apple. A loja é obra de Testut e seu sócio Shane Gill.
- A Delta também está lançando hoje na App Store da Apple para iPhones fora da Europa.
A AltStore PAL está integrando seu mercado ao Patreon para monetização e apoiará desenvolvedores que desejam distribuir aplicativos beta como recompensa por financiamento coletivo, o que não é permitido na App Store.
A Delta é gratuita para compensar o CTF, mas o download do Clip exige uma contribuição mínima mensal do Patreon de € 1 (mais impostos).
Nenhum dos aplicativos é totalmente novo, nem a loja de aplicativos em que estão sendo lançados. A AltStore existe desde 2019 para iOS, mas até agora sua instalação envolvia uma solução alternativa que basicamente engana o iPhone fazendo-o pensar que o usuário é o desenvolvedor do aplicativo.
Ambos os aplicativos são exemplos do tipo de software que será possível ter no iPhone, agora que os desenvolvedores nem sempre precisam passar pela App Store da Apple para estar nos dispositivos dos clientes.
Como emulador de jogos, o Delta fica em uma área jurídica cinzenta que a Apple só recentemente decidiu apoiar. Enquanto isso, o Clip precisa usar várias soluções alternativas para ser executado em segundo plano indefinidamente e, de acordo com Testut, essas soluções alternativas são todas contra as regras da App Store.
A AltStore PAL é aberta a envios de desenvolvedores terceirizados. Ao contrário da App Store da Apple, o plano é que os aplicativos na AltStore PAL sejam auto-hospedados pelos desenvolvedores em seus próprios servidores, e os usuários tenham que adicionar “fontes” adicionais na loja para baixar software feito por outros desenvolvedores.
O post Europa: nova loja de apps chega ao iPhone; saiba qual apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/18/pro/europa-nova-loja-de-apps-chega-ao-iphone-saiba-qual/