A tecnologia já faz parte das nossas vidas e é difícil imaginar um mundo sem internet, por exemplo. No entanto, a exposição demasiada pode causar sérios problemas à saúde. Segundo um novo estudo, passar muito tempo na internet pode alterar química cerebral e causar vício em jovens.
Leia mais
- Rolagem infinita pode ser a maior causa de vício em redes sociais
- Nova York processa redes sociais por crise de saúde mental em jovens
- Você é viciado no seu celular? Estudo analisa “uso problemático” do dispositivo
- Governo lança cartilha para ensinar pais a monitorar filhos na internet
Efeitos nocivos à saúde mental foram identificados
O estudo foi publicado na revista PLOS Mental Health e revisou pesquisas anteriores usando ressonância magnética funcional (fMRI) para examinar como regiões do cérebro interagem em pessoas com vício em internet.
Os pesquisadores descobriram que os efeitos eram evidentes em várias redes neurais, que aumentaram as atividades em partes do cérebro mesmo quando os participantes estavam descansando.
Ao mesmo tempo, houve uma diminuição geral na conectividade funcional em partes do cérebro envolvidas no pensamento ativo, que é a rede de controle responsável pela memória e tomada de decisões.
A pesquisa descobriu que essas mudanças resultaram em comportamentos e tendências aditivas em adolescentes, bem como mudanças comportamentais ligadas à saúde mental, desenvolvimento, capacidade intelectual e coordenação física.
Jovens têm maior tendência ao vício
- Segundo a equipe responsável pela pesquisa, a adolescência é um estágio de desenvolvimento crucial durante o qual as pessoas passam por mudanças significativas em sua biologia, cognição e personalidades.
- Dessa forma, o cérebro é particularmente vulnerável a impulsos relacionados ao vício em internet durante esse período, como o uso compulsivo da internet.
- A conclusão do estudo é que isso pode levar a mudanças comportamentais e de desenvolvimento potencialmente negativas que podem impactar a vida dos adolescentes.
- Por exemplo, eles podem ter dificuldades para manter relacionamentos e atividades sociais, além de problemas de alimentação e sono irregular.
- A recomendação dos pesquisadores é que os jovens ou os responsáveis por eles imponham limites de tempo para o uso diário da internet.
O post Exposição excessiva à internet pode alterar química cerebral em jovens apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/06/internet-e-redes-sociais/exposicao-excessiva-a-internet-pode-alterar-quimica-cerebral-em-jovens/