
O Facebook anunciou que, a partir desta quarta-feira (19), os vídeos ao vivo na plataforma serão armazenados por um período de 30 dias, após o qual serão excluídos.
Anteriormente, esses vídeos eram mantidos indefinidamente na rede social. Com a mudança, todos os vídeos ao vivo com mais de 30 dias serão removidos, mas os usuários serão notificados antes da exclusão.
Eles terão um prazo de 90 dias para decidir o que fazer com seus vídeos antigos, podendo optar por baixá-los para seus dispositivos, transferi-los para serviços de armazenamento em nuvem ou convertê-los em novos Reels.
Mudança mira em priorização de conteúdos recentes
- A decisão de limitar o armazenamento de vídeos ao vivo tem como objetivo alinhar as políticas do Facebook aos padrões da indústria, como destacado pela própria plataforma, que não forneceu maiores explicações sobre o motivo dessa mudança.
- No entanto, a medida parece ser uma tentativa de melhorar a experiência de vídeos ao vivo, garantindo que o conteúdo mais recente seja priorizado. Comparado com seus concorrentes, o Facebook tem uma política mais restritiva.
- Por exemplo, a Twitch mantém transmissões anteriores por 60 dias para parceiros e afiliados, enquanto o YouTube armazena vídeos ao vivo indefinidamente, transformando-os em vídeos regulares, a menos que o usuário tenha desabilitado o arquivamento.
Leia mais:
- Como ver quem segue você no Facebook
- Como bloquear publicação de política no Facebook
- Facebook: moderadores da rede social estão adoecendo de forma grave; entenda
Para dar mais flexibilidade aos usuários, o Facebook permitirá que a exclusão dos vídeos seja adiada por até seis meses. Se, após esse período, o usuário não tomar nenhuma ação, os vídeos serão removidos permanentemente e não poderão ser acessados.
A plataforma também está lançando novas ferramentas de download para facilitar o processo, como a opção de baixar em massa os vídeos ao vivo antigos ou transferi-los diretamente para provedores de armazenamento em nuvem como Dropbox e Google Drive.
Além disso, o Facebook parece querer aproveitar a mudança para promover ainda mais os Reels. Os usuários poderão converter seus vídeos ao vivo em Reels, permitindo que mantenham momentos importantes em suas páginas e ampliem sua presença na plataforma.

O post Facebook anuncia mudança importante sobre vídeos ao vivo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/19/internet-e-redes-sociais/facebook-anuncia-mudanca-importante-sobre-videos-ao-vivo/