1 de setembro de 2025
Feira online oferece 7 mil vagas de emprego para pessoas
Compartilhe:

Setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 21. Em referência à data, a IncluiPCD, uma plataforma digital de emprego criada em 2020, vai disponibilizar 7 mil vagas exclusivas para esse público. A feira online reúne grandes empresas, entre elas Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes-Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo.

Na terça (2) e na quarta-feira (3), o evento contará com palestras e painéis sobre diversidade e inclusão. O acesso é gratuito e pode ser feito por meio de inscrição no site. A iniciativa é organizada pela Egalite, empresa especializada em conectar pessoas com deficiência ao mercado de trabalho.

As oportunidades estão distribuídas em diferentes áreas e regiões do país, com vagas em variados cargos e níveis de experiência. No momento da inscrição, os candidatos podem se cadastrar de acordo com sua condição: deficiência auditiva, física, intelectual, psicossocial, visual, transtorno do espectro autista ou como reabilitado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Brasil tem mais de 14 milhões de PCDs

De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 7,3% da população com 2 anos ou mais. O levantamento também mostrou que 2,4 milhões de brasileiros receberam diagnóstico de transtorno do espectro autista, equivalente a 1,2% da população.

A legislação brasileira prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência. A Lei 8.213/91 obriga empresas com pelo menos 100 funcionários a destinarem parte de seu quadro para PCDs. 

Apesar disso, a inclusão no mercado de trabalho ainda enfrenta barreiras. Segundo Agência Brasil de Notícias, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) realizada em 2022 apontou que 26,6% das pessoas com deficiência estavam ocupadas, enquanto entre aquelas sem deficiência o índice foi de 60,7%.

Há mais PCDs em vagas informais do que pessoas sem deficiência

Segundo o levantamento, mais da metade dos trabalhadores com deficiência (55%) estavam em atividades informais, sem carteira assinada ou benefícios trabalhistas. Entre os trabalhadores sem deficiência, essa taxa era de 38,7%.

Guilherme Braga, diretor executivo da Egalite, empresa especializada em conectar pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Crédito: Egalite/Divulgação

Leia mais:

  • 5 IAs que auxiliam pessoas com deficiência e que você deveria conhecer
  • Pesquisadores desenvolvem cão-guia robô para auxiliar deficientes visuais
  • Quer receber em dólar ou em euro? Conheça 4 plataformas de trabalhos remotos no exterior

Em sua sexta edição, a Inclui PcD busca reduzir essa desigualdade. Nas edições anteriores, já foram oferecidas 35 mil vagas. Para o diretor executivo da Egalite, Guilherme Braga, a inclusão é benéfica também para as empresas. “Tem uma questão muito forte de inovação, quando a gente fala de uma equipe mais diversa, porque tem diferentes pontos de vistas”.

Segundo Braga, “ter uma força de trabalho que reflete melhor a sociedade vai fazer com que essa empresa pense em como solucionar os problemas, como atender os seus clientes de uma forma mais criativa, mais inovadora e atendendo a maiores públicos”.

O post Feira online oferece 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência em setembro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/31/pro/feira-online-oferece-7-mil-vagas-de-emprego-para-pessoas-com-deficiencia/