Depois de passar a maior parte da vida sem sorte no amor, uma “flaminga” de 70 anos chamada Gertrude finalmente colocou seu primeiro ovo.
Ela faz parte de um grupo de 62 indivíduos que vivem na Reserva Natural de Pensthorpe, em Norfolk, na Inglaterra, e, diferentemente do restante da extravagância – sim, este é o coletivo de flamingos (bem apropriado, não?) – não teve muito sucesso ao tentar encontrar um parceiro.
Então, o que fez Gertrude? Aderiu à famosa tática que consiste em “atirar para todos os lados”, digamos assim. “Durante toda a sua vida, ela foi bastante subjugada e esteve na parte de trás do grupo. Mas, de repente, este ano ela ganhou uma nova confiança e estava flertando com todos os caras!”, disse Ben Marshall, diretor-gerente da reserva, à ITV News.
Gertrude arruma namorado mais novo
Acontece que a fase “soltinha” da gata (ou melhor, da ave), foi apenas isso mesmo, uma fase. Gertrude acabou se acertando com Gil, que é 33 anos mais novo. E, após um período de “namoro”, ela colocou seu primeiro ovo.
Isso foi um grande feito em se tratando de flamingos. Na natureza, esses animais geralmente só vivem por cerca de 30 a 40 anos. Ainda mais raro é colocar um ovo em uma idade tão avançada. “A idade média de um flamingo é de cerca de 35 anos, então é incrível que ela ainda esteja conosco”, disse Marshall. “É uma prova do trabalho árduo da equipe que não apenas Gertrude é saudável e feliz, como também é capaz de encontrar o amor em sua idade”.
No entanto, enquanto o resto do rebanho está prestes a ter pequenos “flaminguinhos”, o ovo de Gertrude não fertilizou, o que significa que ela não se tornará mãe este ano.
De qualquer forma, só o fato de ter colocado um ovo ainda é “uma conquista notável”, segundo Marshall. “Poder exibir instintos maternos na idade dela é simplesmente incrível. Tenho certeza que Gertrude continuará sendo a tia divertida do grupo!”.
Cor rosa dos flamingos vem de sua alimentação
Esses lindos pássaros cor-de-rosa se alimentam sugando água e lama na frente de seus bicos e, em seguida, bombeando nas laterais. Veja aqui um vídeo de flamingos se alimentando.
Placas salgadas chamadas lamelas agem como minúsculos filtros, prendendo camarões e outras pequenas criaturas aquáticas para os flamingos comerem. E sua coloração vem justamente dessa alimentação rica em carotenos. Agora, uma curiosidade: segundo o zoológico de San Diego, nos EUA, uma vez que caem, as penas do flamingo perdem rapidamente a cor.
O post Fêmea de flamingo rejeitada põe primeiro ovo aos 70 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/31/ciencia-e-espaco/femea-de-flamingo-rejeitada-poe-primeiro-ovo-aos-70-anos/