9 de outubro de 2024
Fenômeno raro e misterioso cria show de luzes nos céus
Compartilhe:

Pode parecer uma aurora, mas essa bela luz vermelha vista nos céus do Reino Unido é algo mais misterioso. O STEVE, sigla para Aumento de Emissão Térmica de Velocidade, em inglês, gera luzes horizontais, normalmente vermelhas, no céu.

O evento foi registrado pelo fotógrafo Ian Sproat e foi visto acima do Castelo de Dunstanburgh, em Northumberland, no norte da Inglaterra, na última segunda-feira (7).

Esse fenômeno foi descoberto recentemente e visto pela primeira vez em 2015. Segundo cientistas, embora pareça, o STEVE não é um tipo de aurora – o brilho multicolorido que aparece em altas latitudes quando partículas de radiação solar colidem com átomos na atmosfera superior da Terra. Equivocadamente, no entanto, muitas publicações insistem nessa classificação.

O que é o fenômeno STEVE?

Enquanto as auroras tendem a cintilar em amplas faixas de luz verde, azul ou avermelhada, dependendo de sua altitude, o STEVE normalmente aparece como uma única fita de luz lilás e branca que se estende por centenas de quilômetros. Às vezes, essa fita luminosa é acompanhada por uma linha verde de luzes picotadas, semelhante a uma cerca. 

Leia mais:

  • Fotógrafo registra raríssimo “flash verde” vindo de Vênus; veja
  • Fotógrafo flagra bioluminescência em mar do Rio Grande do Sul; veja vídeo
  • Fotógrafo registra “arco-íris subterrâneo” em caverna de gelo nos EUA

Além disso, um STEVE surge muito mais baixo no céu do que uma aurora, em uma parte da atmosfera conhecida como justamente como região subauroral, onde é muito improvável a invasão de partículas solares carregadas de radiação.

Imagem: STEVE ao lado da Via Láctea sobre o Lago Childs, Manitoba, Canadá. Créditos: Krista Trinder/Nasa

De acordo com pesquisadores em um estudo de 2022, um “mecanismo de geração plausível” para o STEVE poderia ser a interação entre fluxos de íons em movimento rápido resultantes de tempestades geomagnéticas e moléculas de nitrogênio na zona subauroral. Quando as partículas quentes carregadas se chocam com o nitrogênio, as moléculas ficam animadas, emitindo luz para liberar energia.

O post Fenômeno raro e misterioso cria show de luzes nos céus do Reino Unido apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/08/ciencia-e-espaco/fenomeno-raro-e-misterioso-cria-show-de-luzes-nos-ceus-do-reino-unido/