Este mês, Júpiter começa um processo pelo qual seu movimento para o oeste através do céu noturno é interrompido, e o astro retoma sua trajetória normal para leste, concluindo seu “laço” retrógrado – assim chamado porque, durante o curso percorrido, o planeta parece formar um laço no céu.
Essa inversão de direção é um fenômeno que todos os planetas do Sistema Solar sofrem periodicamente. Segundo o site In-The-Sky.org, no caso daqueles cujas órbitas são mais externas que a da Terra (Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), isso se dá poucos meses depois de passarem pela oposição, que é quando eles estão do lado oposto do Sol em relação ao nosso planeta (que fica entre os dois corpos celestes).
Movimento retrógrado de Júpiter começou em setembro
Ainda de acordo com o guia de orientação do céu noturno, o reajuste de direção de Júpiter, que começou seu movimento retrógrado em outubro, terá início às 6h38 (pelo horário de Brasília) de terça-feira (4).
O colunista do Olhar Digital Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), explica que o movimento retrógrado dos planetas é apenas ilusório e é causado pelo curso da Terra em torno do Sol.
À medida que ela circunda o astro, nossa perspectiva muda, e isso faz com que as posições aparentes dos objetos celestes se alterem de um lado para o outro no céu, o que se sobrepõe ao movimento de longo prazo do planeta em direção ao leste através das constelações.
Leia mais:
- Sonda da NASA detecta lava ativa em uma das luas de Júpiter
- Tempestades gigantes em Júpiter podem mudar a aparência do planeta
- Fenômeno magnético em Júpiter produz tempestades do tamanho da Terra
“Por estar em uma órbita mais interna e, consequentemente, mais rápida, a Terra ultrapassa Júpiter a cada 399 dias. E quando isso acontece, Júpiter parece estar caminhando no sentido contrário no céu por alguns dias. Isso ocorre com todos os planetas com órbitas mais externas à Terra”, descreveu. Quanto mais longe do Sol, mais tempo o planeta passa em movimento retrógrado.
A animação abaixo ilustra isso, com a flecha mostrando a linha de visão da Terra para um planeta, e o diagrama à direita mostrando o aparentemente movimento do objeto através do céu pela nossa perspectiva de visão.
O post Fevereiro traz fim do movimento retrógrado de Júpiter apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/01/ciencia-e-espaco/fevereiro-traz-fim-do-movimento-retrogrado-de-jupiter/