A fibra óptica teve um grande impacto na vida moderna e, embora muitos de nós já tenhamos ouvido o termo para descrever um tipo de cabo, poucos entendem realmente do que se trata a tecnologia.
As fibras ópticas são fios finos de vidro ou plástico que transmitem a luz a distâncias, assim como os fios que transportam eletricidade. Em outras palavras, é uma tecnologia que transmite informações como pulsos de luz ao longo da fibra.
Fibra óptica: o que é e como funciona?
É quase certo que as palavras que você está lendo neste momento foram transmitidas por fibra óptica, pelo menos durante parte do trajeto de um servidor de internet até o seu dispositivo. Isso ocorre porque a fibra óptica é usada para redes de dados de longa distância e de alto desempenho. Ela também é comumente usada em serviços de telecomunicação, como Internet, televisão e telefones – mas seus usos não acabam aqui.
Além das telecomunicações, as fibras ópticas também são usadas no fornecimento de feixes de laser em sistemas cirúrgicos, além de sistemas industriais de laser de alta potência. Elas também são componentes de sistemas de navegação e sistemas de sensores aplicados em edifícios, pontes e usinas de energia.
Leia também:
- Qual a diferença de internet a cabo e fibra óptica?
- Quais são os principais cabos de rede e suas indicações de uso
- Fio de fibra ótica pode ser milhões de vezes mais rápido que banda larga
O que é fibra óptica?
De modo geral, fibras ópticas são fios longos e finos de vidro, que possuem o diâmetro aproximado de um fio de cabelo humano. Esses fios são organizados em conjuntos que podem conter entre duas fibras de vidro a centenas delas, formando um núcleo.
Então, uma camada de vidro, chamada revestimento, envolve o conjunto de fios. A próxima camada, feita de plástico, protege o revestimento e atua como a camada protetora final para o cabo de fibra óptica.
Como funciona a fibra óptica
A fibra óptica transmite dados na forma de partículas de luz, ou fótons, que pulsam dentro do cabo. O núcleo e o revestimento da fibra de vidro possuem índices de refração diferentes, que dobram a luz recebida em um determinado ângulo e formam um zigue-zague, seguindo um processo chamado reflexão interna total.
Ou seja, a luz viaja por um cabo de fibra óptica batendo repetidamente nas paredes, percorrendo o tubo com uma reflexão interna contínua semelhante a um espelho. Assim, na extremidade final da fibra óptica, o sinal de luz é capturado por um sensor óptico e reconvertido em um sinal digital elétrico.
Vantagens da fibra óptica
Os cabos de fibra óptica são usados devido às suas vantagens em relação aos cabos de cobre. Algumas dessas vantagens incluem maior banda larga e velocidades de transmissão. Eles também são muito flexíveis, pois geralmente cobrem quilômetros e precisam passar por algumas curvas.
Existem outras vantagens no uso de fibra óptica, por exemplo, a luz pode viajar mais longe sem precisar de tanto reforço de sinal. Além disso, ela é menos suscetível a interferências, como a interferência eletromagnética. Os cabos de fibra óptica também podem ser submersos em água, e não precisam passar por manutenção ou ser substituídos com tanta frequência.
Em geral, os dois termos são usados intercambiavelmente. Entretanto, a palavra “ótica” está principalmente relacionada aos ouvidos. Por isso, o uso da palavra “óptica” é mais comum para assuntos relacionados aos fenômenos da luz – como a fibra óptica.
A fibra óptica é usada principalmente para fornecer serviços de Internet, rede de computadores, telefone e televisão a cabo. A tecnologia também é aplicada na medicina para endoscopias, assim como em inspeções mecânicas em locais de difícil acesso.
O post Fibra óptica: o que é e como funciona? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/30/internet-e-redes-sociais/fibra-optica-o-que-e-e-como-funciona/