
A OpenAI queria virar uma organização sem fins lucrativos, mas a transição gerou preocupações internas e externas que travavam o avanço da proposta. A desenvolvedora parece ter cedido à pressão: em uma postagem de blog nesta segunda-feira (05), a empresa revelou que a organização sem fins lucrativos manterá o controle.
Em videoconferência com repórteres, executivos da OpenAI também indicaram que há uma nova proposta de estrutura para a transição.
OpenAI vai ter uma nova estrutura
Na publicação, a OpenAI disse que a decisão foi tomada após discussões com os procuradores-gerais da Califórnia e Delaware. Bret Taylor, presidente do conselho da desenvolvedora, deu detalhes em entrevista com repórteres, repercutida pelo site CNBC. Ele explicou como funcionará a transição:
Converteremos a sociedade de responsabilidade limitada, que é uma subsidiária da organização sem fins lucrativos, em uma sociedade anônima de utilidade pública. Ao fazer isso, mudaremos a estrutura patrimonial da empresa para que funcionários, investidores e a organização sem fins lucrativos possam deter ações da PBC.
Bret Taylor, presidente do conselho da OpenAI
Mesmo nesse caso, a organização sem fins lucrativos continuará controlando a OpenAI. Além disso, a empresa contratou consultores financeiros externos para assessorar essa recapitalização.
Taylor não respondeu qual seria a participação da desenvolvedora nas ações da parte sem fins lucrativos.
O CEO da desenvolvedora, Sam Altman, completou em teleconferência que está “muito feliz que a organização sem fins lucrativos e a PBC tenham a mesma missão”.

E a disputa com Elon Musk?
- A OpenAI travava uma disputa com Elon Musk em relação à transição para fins lucrativos. Isso porque Musk é cofundador da desenvolvedora e não concordou com a mudança.
- Altman foi questionado sobre como fica essa briga. Ele respondeu que os jornalistas são “obcecados com o Elon”, mas que ele é obcecado com a missão da OpenAI e em fazer o que é preciso para cumpri-la.
- Atualmente, a OpenAI funciona com uma estrutura híbrida, com uma parte sem fins lucrativos e outra parte, limitada, com fins lucrativos. Essa parcela lucrativa permitiu investimentos, como o da Microsoft.
Leia mais:
- ChatGPT irritante nunca mais! OpenAI promete mudanças
- Manus ou ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?
- Adeus, ChatGPT? Microsoft está de olho no Grok, de Musk; entenda
Desde que anunciou a transição, no final do ano passado, a empresa levantou preocupações sobre estar se desviando do propósito original de criar uma IA em prol da humanidade, priorizando o lucro. Inclusive, no mês passado, um grupo de ex-funcionários, organizações da sociedade civil e especialistas enviaram uma carta para os procuradores-gerais da Califórnia e Delaware pedindo a interrupção da reestruturação por preocupações de segurança.
Agora, isso parece ter sido resolvido.
O post Fim da novela? OpenAI vai manter organização sem fins lucrativos no comando apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/05/pro/fim-da-novela-openai-vai-manter-organizacao-sem-fins-lucrativos-no-comando/