24 de novembro de 2024
A IA nos centros de segurança pode diminuir estresse dos
Compartilhe:

O ChatGPT já vem impactando o mercado de trabalho e uma das consequências não é exatamente boa para os profissionais freelancers.

Um estudo mostrou que, desde a chegada do chatbot de inteligência artificial (IA), em novembro de 2022, a demanda em algumas áreas comuns do mercado freelance vem caindo em razão da automatização. Redação e geração de imagens são algumas das mais afetadas.

Leia mais:

  • Qual a melhor plataforma para freelancer iniciante?
  • Você tem medo de perder seu emprego para IA? Metade dos brasileiros têm
  • 3 formas de acessar o ChatGPT-4 de graça

Estudo tem má notícia para setor freelance

As informações são do artigo “Who is AI Replacing? The Impact of Generative AI on Online Freelancing Platforms” (“Quem a IA está substituindo? O impacto da IA generativa nas plataformas online de freelance”, em tradução livre), colaboração entre três pesquisadores da Harvard Business School (EUA), Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (Alemanha) e Imperial College Business School (Inglaterra).

O estudo analisou a oferta de trabalho freelance (trabalho autônomo) em plataforma exclusiva para essa modalidade, que não teve seu nome divulgado, entre julho de 2021 e julho de 2023. O ChatGPT veio no meio do caminho, em novembro de 2022.

Nesse período, foram 1,2 milhão de ofertas de vagas identificadas, espalhadas em 61 países. Ainda, o estudo dividiu as ofertas em três categorias:

  • Vagas que exigem trabalho manual intenso, em que o trabalhador humano ainda é essencial (como o preenchimento de planilhas);
  • Vagas de trabalho propensos à automatização, como programação e escrita;
  • Vagas de trabalho de geração de imagens, como design gráfico e modelagem 3D.
Inteligência artificial já está mudando mercados de trabalho (Imagem: witsarut sakorn/Shutterstock)

ChatGPT ameaça alguns postos de trabalho

  • As últimas duas categorias são as duas mais afetadas pela presença da IA, com a chegada do ChatGPT;
  • O segundo campo, dos trabalhos propensos à automatização, teve queda de 21% na demanda em comparação com os trabalhos “manuais” depois da chegada do chatbot;
  • Nessa área, a redação foi a mais afetada. Logo depois, veio o desenvolvimento de apps, softwares e sites;
  • Já a criação de imagens também passou por declínio, mas menor: 17%.
Pelo menos no mercado freelance, IA já está competindo por trabalhos com humanos (Imagem: gerada por inteligência artificial DALL-E/Nayra Teles/Olhar Digital)

Impacto do ChatGPT nos trabalhos freelance a longo prazo é desconhecido

Os dados são referentes aos três últimos anos e mostram que a IA, com as ferramentas de geração de texto e imagens por meio do GPT (modelo de linguagem que abastece o ChatGPT), já estão diminuindo a oferta de vagas e aumentando a concorrência no mercado freelance.

No entanto, o recorte é de pequeno período e indica tendências a curto prazo. Os impactos a longo prazo ainda são desconhecidos.

O artigo sugere que a IA também deve afetar a tomada de decisões nas empresas nos próximos anos, quando gestores terão que decidir quais tarefas serão automatizadas e quais ficarão sob responsabilidade de humanos.

O post Fim do freelance? Entenda como ChatGPT está mudando essa modalidade apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/06/13/pro/fim-do-freelance-entenda-como-chatgpt-esta-mudando-essa-modalidade/