
Flores silvestres podem contaminar abelhas com metais pesados, concluiu um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge. As substâncias prejudicam a saúde de polinizadores, que ingerem o néctar das plantas ao se alimentar e desempenhar papel prejudicial na redução do número desses animais no planeta.
Segundo o estudo publicado na revista Ecology and Evolution, em abril deste ano, quando plantadas em áreas onde havia construções e fábricas, as flores podem acumular metais pesados como arsênio, cádmio, cromo e chumbo. Esses metais costumam vir de fontes como poeira de cimento e mineração e contaminam a terra.
Os pesquisadores defendem que os solos nas cidades devem ser testados em relação à presença de metais pesados antes de plantar flores e, se necessário, áreas poluídas devem ser limpas antes de revitalizadas com novas flores.
Reduzir a exposição de polinizadores aos metais pesados é fundamental para a conservação desses animais. Mesmo níveis baixos de metal nas abelhas podem prejudicar o aprendizado e a memória, o que impacta suas habilidades em buscar alimentos.
“Esperamos que este estudo aumente a conscientização de que a saúde do solo também é importante para a saúde das abelhas. Antes de plantar flores silvestres em áreas urbanas para atrair abelhas e outros polinizadores, é importante considerar o histórico do terreno e o que pode haver no solo”, disse a primeira autora do estudo, Sarah Scott, do Departamento de Zoologia da Universidade de Cambridge.

A pesquisa foi desenvolvida na cidade pós-industrial de Cleveland, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. No passado, o município contava com produção de aço, refinaria de óleos e manufatura de carros. Mas qualquer cidade com atividade humana pode ter contaminado o solo com traços de metais tóxicos.
Leia mais
- Por que as abelhas são tão importantes?
- Veneno de “abelhas assassinas” estão com os dias contados graças a brasileiros; entenda
- Contaminação por metais pesados ameaça agricultura
Os pesquisadores descobriram também que diferentes espécies de plantas acumulam metais diferentes e com quantidades variáveis. A planta Chicória (Cichorium intybus) apresentou as maiores concentrações de metais pesados, seguida por trevo-branco (Trifolium repens) e cenoura selvagem (Daucus carota).
O post Flores contaminam abelhas com metais pesados? Entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/05/ciencia-e-espaco/flores-contaminam-abelhas-com-metais-pesados-entenda/