27 de março de 2025
Fluxo de pedestres em grandes cidades pode ser melhorado com…
Compartilhe:

Em ruas ou calçadas, praças ou saguões de aeroportos, as pessoas podem transitar organizadamente ou formar pequeno caos. Pesquisadores do MIT, liderados por Karol Bacik, estudaram esse fluxo de pedestres e desenvolveram abordagem matemática para prever quando esse fluxo se torna desordenado.

Eles identificaram um parâmetro, chamado “dispersão angular“, que mede a variação nas direções dos pedestres. O estudo foi publicado no jornal Proceedings of the National Academy of Sciences.

Quando essa dispersão ultrapassa 13 graus, o fluxo tende a se tornar desorganizado, dificultando a movimentação eficiente e aumentando o risco de colisões.

Leia mais:

  • Cargueiro a vela ecológico realiza primeira viagem transatlântica
  • 5 tecnologias que podem transformar a mobilidade urbana
  • Meio ônibus, meio metrô: conheça transporte rápido e silencioso na Austrália
Cientistas puderam identificar o momento em que o fluxo de pedestres se torna desorganizado (Imagem: Karol Bacik/MIT)

Detalhes do estudo sobre o fluxo de pedestres

  • O estudo foi baseado em equações de fluxo de fluidos, geralmente usadas para descrever o movimento de moléculas, e foi aplicado ao comportamento dos pedestres;
  • A equipe realizou experimentos controlados, em que pedestres foram instruídos a caminhar em faixa simulada sem colidir com os outros e os movimentos foram monitorados com câmera aérea;
  • Quando os participantes caminhavam em linha reta, o fluxo se manteve organizado e eficiente, mas, à medida que as pessoas desviavam em ângulos maiores, o tráfego se tornava mais desordenado.

Essas descobertas podem ser úteis no design de espaços públicos, ajudando a criar ambientes mais seguros e eficientes. O estudo sugere que, para promover o fluxo ordenado, é importante que as pessoas andem em direções opostas e com pouca variação em seus caminhos.

Com essa nova teoria, os pesquisadores esperam aplicar suas previsões em situações do mundo real, como praças e aeroportos, para melhorar a mobilidade em locais movimentados.

Além disso, a pesquisa destaca a importância de entender como os pedestres interagem em diferentes contextos e oferece insights valiosos para os profissionais que projetam espaços urbanos, visando otimizar o fluxo de pessoas e evitar congestionamentos e desordem.

Pessoas atravessando a rua na faixa de pedestres
Descoberta do MIT pode ajudar no design de espaços públicos mais eficientes e seguros (Imagem: Conrad Alexander/Unsplash)

O post Fluxo de pedestres em grandes cidades pode ser melhorado com… matemática apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/25/ciencia-e-espaco/fluxo-de-pedestres-em-grandes-cidades-pode-ser-melhorado-com-matematica/