
A Força Espacial dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (26), que certificou o foguete Vulcan, da United Launch Alliance, para realizar missões de segurança nacional.
“Ter acesso garantido ao espaço é função essencial da Força Espacial e elemento crítico para a segurança nacional“, afirmou o general de brigada Panzenhagen, responsável pelo programa de Acesso Garantido ao Espaço, em comunicado à imprensa. “A certificação do Vulcan aumenta a capacidade de lançamentos, a resiliência e a flexibilidade necessárias para os sistemas espaciais mais críticos de nossa nação.”
Foguete Vulcan voando com o Falcon 9?
- O anúncio oficial encerra processo que durou anos, marcado por vários atrasos no desenvolvimento do foguete Vulcan, além de duas anomalias ocorridas nos últimos anos, que também atrasaram a certificação;
- A primeira anomalia, uma explosão em uma bancada de testes no norte do Alabama (EUA) na primavera estadunidense de 2023, atrasou o primeiro voo de teste do Vulcan em vários meses;
- Em seguida, em outubro de 2024, durante o segundo voo de teste do foguete, ocorreu uma falha em um dos bicos de um dos dois propulsores laterais do Vulcan;
- Essa questão do bico, ocorrida há mais de cinco meses, agravou a extensa papelada necessária para certificar o Vulcan para as missões mais sensíveis do Departamento de Defesa dos EUA.
Burocracia para aprovação de foguetes nos EUA
O exército dispõe de várias opções para que as empresas certifiquem seus foguetes, dependendo do número de voos realizados, que pode ser dois, três ou mais. Quanto menor o número de voos, maior a quantidade de documentos e revisões que precisam ser feitos.
No caso do Vulcan, esse processo incluiu:
- 52 critérios de certificação;
- Mais de 180 tarefas discretas;
- Duas demonstrações de voo de certificação;
- 60 verificações dos requisitos de interface de carga útil;
- 18 revisões de design e teste dos subsistemas;
- 114 auditorias de hardware e software.
Com o processo de certificação concluído, a United Launch Alliance, agora, está apta a realizar missões de segurança nacional ao lado da SpaceX, cuja frota de foguetes é composta pelos Falcon 9 e Falcon Heavy.
Quanto à anomalia no propulsor, o chefe da United Launch Alliance, Tory Bruno, explicou, recentemente, que ela se deveu a defeito de fabricação.
“Isolamos a causa raiz e tomamos as medidas corretivas apropriadas“, afirmou ao ArsTechnica, conforme confirmado em teste de ignição estática de um motor em um centro de testes da Northrop em Utah (EUA), em fevereiro. “Portanto, estamos retomando a fabricação de hardware e, pelo menos inicialmente, buscando identificar a causa raiz do problema.”
Leia mais:
- Como funciona o lançamento de um foguete
- O que é um foguete e para que serve?
- Novo foguete Vulcan Centaur decola com sucesso em novo teste
Novidades além do Vulcan
Entretanto, o Vulcan não será o próximo foguete a ser lançado pela empresa. O primeiro a ser lançado será um dos propulsores remanescentes do Atlas 5, transportando os satélites de banda larga do Projeto Kuiper, da Amazon.
Esse lançamento pode ocorrer em abril, embora a United Launch ainda não tenha definido uma data. Em seguida, virão os dois primeiros lançamentos de segurança nacional com o Vulcan, USSF-106 e USSF-87. Segundo a Força Espacial, o primeiro desses lançamentos pode ocorrer “durante o próximo verão“.

Agora que a United Launch Alliance concluiu o processo de certificação, o próximo passo é acelerar a cadência de lançamentos do veículo.
Antes deste ano, Bruno havia afirmado que a empresa planejava lançar duas dúzias de foguetes em 2025 (uma mistura de Atlases e Vulcans), mas essa estimativa foi reduzida para cerca de uma dúzia.
No ano passado, um alto oficial da Força Aérea expressou preocupação quanto à capacidade da United Launch de ampliar sua capacidade de fabricação e atingir alta cadência de lançamentos. Bruno e outros representantes da empresa afirmaram que isso seria viável após a conclusão do processo de certificação.
O post Força Espacial dos EUA aprova foguete da United Launch Alliance apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/03/27/ciencia-e-espaco/forca-espacial-dos-eua-aprova-foguete-da-united-launch-alliance/