12 de fevereiro de 2025
Formigas de fogo híbridas se espalham pelos EUA e preocupam
Compartilhe:

Invasores estão se espalhando pelos EUA: as formigas de fogo híbrida, nascida da mistura entre as formigas de fogo vermelhas e pretas. A espécie, chamada Solenopsis invicta × richteri, é mais resistente e agressiva do que suas predecessoras. 

O que você vai ler aqui:

  • Um tipo híbrido de formiga, mais agressivo e resistente, está se espalhando pelos EUA;
  • A nova espécie já alcançou a Virgínia, impulsionada por mudanças ambientais e adaptação genética;
  • O aquecimento global tem ampliado o habitat dessas formigas, antes restrito a regiões quentes;
  • Além de avançar naturalmente, elas se espalham por feno, lenha e veículos transportados;
  • Representa um risco à fauna, pecuária e humanos, exigindo medidas de contenção.

O híbrido já se espalhou pelo leste do Tennessee, além de Kentucky e Carolina do Norte, e agora avança pelo sudoeste da Virgínia. A rápida expansão preocupa especialistas, que associam sua propagação a mudanças ambientais e adaptação genética.

Segundo um comunicado do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech), as formigas têm sido encontradas em novos locais a cada semana. 

Especialista que trabalha no controle da praga usa uma faca para demonstrar a rapidez com que as formigas de fogo híbridas se locomovem. Crédito:  Case Keatley/Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech)

Leia mais:

  • Formiga azul metálica rara é descoberta na Índia
  • Formigas “enfermeiras” produzem antibióticos para salvar companheiras
  • Formigas podem farejar o câncer pela urina

Aquecimento global favorece expansão das formigas de fogo híbridas

O professor de entomologia Scotty Yang explica que, ao cruzar duas espécies, algumas características podem ser “emprestadas” entre elas. Se essas características conferirem vantagens, como maior resistência ao frio, a espécie híbrida pode se tornar ainda mais adaptável. Isso explica por que o novo tipo de formiga está avançando para áreas mais frias do que o habitual.

O aumento da temperatura média tem favorecido essa expansão. As formigas de fogo eram limitadas a estados mais quentes, mas o aquecimento global está tornando regiões antes inóspitas cada vez mais adequadas. A Virgínia, por exemplo, tem enfrentado invernos mais amenos e verões mais quentes desde que essas formigas híbridas foram vistas na região pela primeira vez há 25 anos. Se a tendência continuar, espera-se que elas se espalhem ainda mais.

À esquerda, uma formiga do fogo vermelha. À direita, uma formiga do fogo preta. A mistura das duas espécies resultou em uma espécie híbrida que está infestando os EUA. Créditos: D satyajeet – Shutterstock (vermelha) / Animal Diversity Web – Fickr (preta)

“A velocidade com que elas estão avançando é surpreendente”, alerta Yang. Além de marchar por conta própria, as formigas também migram escondidas em fardos de feno, lenha e veículos, acelerando ainda mais sua dispersão.

O risco que essas formigas representam vai além de sua presença incômoda. A espécie tem um comportamento agressivo e pode causar danos significativos à fauna e à pecuária. Já foram relatados casos de bezerros mortos após ataques, além de reações alérgicas graves em humanos. Em resposta à ameaça, os Departamentos de Agricultura dos EUA e da Virgínia implementaram quarentenas para conter o avanço da espécie, mas há temores de que as formigas já tenham ultrapassado essas áreas restritas.

“É essencial que as pessoas estejam informadas sobre essas formigas”, alerta Amy Byington, especialista que trabalha no controle da praga. Segundo ela, regiões não acostumadas com esse tipo de inseto podem subestimá-lo, o que aumenta o risco de incidentes. Com a expansão acelerada, o conhecimento e a prevenção são as melhores armas para lidar com essa ameaça inesperada.

O post Formigas de fogo híbridas se espalham pelos EUA e preocupam especialistas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/12/ciencia-e-espaco/formigas-de-fogo-hibridas-se-espalham-pelos-eua-e-preocupam-especialistas/