O cultivo em laboratório de carnes não é uma novidade. Mas agora pesquisadores de uma empresa britânica criaram um alimento específico para o consumo por animais de estimação e que entrou à venda no Reino Unido.
Este é o primeiro produto do tipo a ter a comercialização liberada. Num primeiro momento, apenas um estabelecimento irá oferecer a mercadoria, mas a ideia é aumentar a produção a partir do crescimento da demanda.
Ideia é criar um novo mercado sustentável
- O Reino Unido se tornou o primeiro país europeu a aprovar a venda de carne cultivada em laboratório quando deu luz verde à Meatly para produzir alimentos para animais de estimação em julho de 2024.
- A empresa afirma ser a primeira no mundo a produzir alimentos para animais de estimação usando carne cultivada, o que chama de um passo “em direção a um mercado significativo de carne saudável, sustentável e gentil com nosso planeta e outros animais”.
- As novas guloseimas foram feitas em colaboração com a empresa britânica de alimentos veganos para cães The Pack.
- Elas são criadas a partir de uma combinação de ingredientes à base de plantas e frango cultivado em laboratório.
- As informações são da The Verge.
Leia mais
- A carne do futuro será um pouco diferente — e essa é uma boa notícia
- Carne de laboratório vira caso de justiça (e de política) nos EUA
- Carne de laboratório para pets vai entrar em testes
Carne é nutritiva e saudável para os animais
A carne cultivada em laboratório foi produzida a partir de uma única amostra de células retiradas de um ovo de galinha. A empresa afirma que é o produto é “tão saboroso e nutritivo quanto o peito de frango tradicional”, com os aminoácidos, ácidos graxos, minerais e vitaminas necessários para a saúde dos cães.
O produto será vendido apenas na loja Pets at Home, que fica em Brentford, na Inglaterra. Uma das grandes investidoras da Meatly, ela que diz “ter o potencial de reduzir significativamente o impacto ambiental dos alimentos para animais de estimação”.
A carne cultivada em laboratório ainda não foi aprovada para consumo humano no Reino Unido e na Europa, embora já seja liberada em Cingapura, Israel e na maior parte dos EUA. O principal desafio da indústria é aumentar a produção até o ponto em que isso seja comercialmente viável.
O post Frango cultivado em laboratório para cachorros é colocado à venda apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/06/pro/frango-cultivado-em-laboratorio-para-cachorros-e-colocado-a-venda/