
A freira Inah Canabarro Lucas morreu na quarta-feira (30) em Porto Alegre (RS), aos 116 anos. A morte, comunicada congregação de Santa Teresa de Jesus, ocorreu três meses após Inah receber o título de pessoa mais velha do mundo.
A irmã Inah recebeu o título de pessoa mais velha do Brasil em janeiro de 2022, após a morte de Antônia de Santa Cruz. Em julho do mesmo ano, ela se tornou a pessoa mais velha da América Latina, após a morte da colombiana Sofia Rojas.
Apesar da morte da freira, o Brasil segue representado no Guinness. Isso porque João Marinho Neto, de 112 anos, é considerado atualmente o homem mais velho do mundo. Ele é de Apuiarés (CE) e assumiu o título após a morte recente do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos.
Freira Inah nasceu quando o Brasil (república) era jovem e seu time de coração nem existia
Inah nasceu em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em 27 de maio de 1908, segundo a Arquidiocese de Porto Alegre. No entanto, a certidão de nascimento da freira diz que ela nasceu em 8 de junho de 1908, segundo o UOL.
Para você ter ideia: quando Inah nasceu, o Brasil era república há apenas 18 anos. E o Internacional, time de coração da freira, foi fundado quase um ano após seu nascimento.
Inclusive, o Sport Club Internacional homenageou a irmã Inah numa postagem no X:
Durante a infância, era tão frágil que os médicos duvidavam que sobrevivesse, segundo a CNN Brasil. Moradora da capital gaúcha, a irmã Inah fazia parte da congregação de Santa Teresa de Jesus desde os 19 anos. Ela era bisneta do general David Canabarro, um dos líderes da Revolução Farroupilha.
- Para quem não sabe: também conhecida como Guerra dos Farrapos, o levante foi uma revolução de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Ela resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense.
A congregação também publicou uma homenagem a ela nas redes sociais:
A irmã Inah foi professora de João Figueiredo no jardim de infância no colégio Santa Tereza de Jesus. Figueiredo se tornaria o último presidente do regime militar no Brasil (1964-1985).
Ao completar 110 anos, em 2018, Inah recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco. Com a morte da freira, o título de pessoa mais velha do mundo agora é da britânica Ethel Caterham. Ela tem 115 anos, segundo o LongeviQuest, organização parceira do Guinness World Records.
O post Freira brasileira que era a pessoa mais velha do mundo morre aos 116 anos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/05/01/internet-e-redes-sociais/freira-brasileira-que-era-a-pessoa-mais-velha-do-mundo-morre-aos-116-anos/