11 de fevereiro de 2025
Funcionários da Amazon entram em greve nos EUA
Compartilhe:

Milhares de trabalhadores da Amazon entraram em greve nesta quinta-feira (19) durante a crucial preparação para o Natal, exigindo negociações contratuais e o reconhecimento das demandas do sindicato. As informações são do Wall Street Journal.

A International Brotherhood of Teamsters, sindicato que representa cerca de 10 mil trabalhadores da Amazon, rotulou a greve como a maior já realizada contra a empresa nos EUA. O sindicato pediu melhores salários, benefícios e condições de trabalho mais seguras.

A greve afeta instalações em até 7 instalações, em cidades como Nova York, Atlanta, São Francisco, Skokie, no estado de Illinois, além de pequenas cidades do sul da Califórnia. O período de final de ano é considerado movimentado, devido ao elevado número de entregas de mercadorias por conta dos presentes de Natal.

Leia mais:

  • Como configurar perfis no Amazon Prime Video
  • O que é e como usar o Amazon Prime Reading
  • Amazon ignorou medidas para proteger funcionários de lesões, diz relatório
Melhores condições de trabalho e salários melhores são algumas das reivindicações do sindicato, que organiza uma greve considerada a maior já feita contra a Amazon – Imagem: sockagphoto/Shutterstock

A Amazon classificou a greve como ilegal e afirmou que não afetaria suas operações, desafiando a ação como uma jogada de relações públicas.

A empresa também contestou as alegações dos Teamsters, afirmando que o sindicato não representa os trabalhadores e os acusa de coagir funcionários e motoristas terceirizados.

Amazon não atendeu demandas do sindicato

  • A greve ocorre após um período de negociações em que o sindicato deu à Amazon um prazo até 15 de dezembro para discutir um contrato.
  • A Amazon anunciou um investimento de US$ 2 bilhões para motoristas de entregas, aumentando a remuneração média para US$ 22 por hora, mas o sindicato exige mais.
  • A greve, que ocorre durante a movimentação das festas de fim de ano, foi motivada pela recusa da empresa em ceder às demandas dos trabalhadores.
Fachada da Amazon
Amazon se defende das acusações do sindicato e classifica a nova greve como “ilegal” – Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock

O post Funcionários da Amazon entram em greve nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/19/pro/funcionarios-da-amazon-entram-em-greve-nos-eua/