As empresas de tecnologia estão impulsionando as fortunas de seus donos ao redor do mundo. E não é diferente na China. O fundador da ByteDance, controladora do TikTok, acaba de se tornar o homem mais rico do país.
De acordo com um ranking divulgado pelo Instituto de Pesquisa Hurun, Zhang Yiming tem um patrimônio avaliado em US$ 49,3 bilhões (cerca de R$ 285 bilhões). Isso significa que a sua fortuna aumentou 43% em apenas um ano.
Quem é Zhang Yiming?
Zhang Yiming nasceu em Longyan, na província de Fujian, na China. Filho de uma enfermeira e um funcionário público, ele começou a carreira acadêmica no curso de Microeletrônica da Universidade de Nankia. Após, decidiu partir para a Ciência da Computação e se especializou em Engenharia de Software.
A primeira experiência profissional de Yiming veio em 2006, um ano após finalizar os estudos e começar a trabalhar em uma startup de reservas de viagem. No ano seguinte, liderava mais de 40 funcionários do setor de back end e desenvolvimento de produto. Além disso, também passou pela Microsoft, mas por um curto período de tempo.
Yiming fundou sua primeira empresa em 2009. A 99Fang era uma plataforma de informações detalhadas sobre imóveis disponíveis para negociação. Em 2012, ele participou do processo de fundação da ByteDance e posteriormente do TikTok.
Leia mais
- Quem está mais perto de se tornar o primeiro trilionário do mundo?
- Bilionário dispara, ultrapassa fortuna de Bezos e aparece no retrovisor de Musk
- Surfista que nunca terminou a faculdade se tornou um bilionário da biotecnologia
Homem é dono de 20% do TikTok
- Segundo analistas, o grande crescimento na fortuna de Zhang Yiming é resultado direto dos bons resultados do TikTok globalmente.
- O homem, de 41 anos, deixou o cargo de responsável pela rede social em 2021, mas ainda possui cerca de 20% da empresa.
- No ano passado, o lucro global da ByteDance aumentou 60%.
- Já o TikTok se tornou um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, apesar das profundas preocupações em alguns países sobre seus laços com o governo da China.
- Os Estados Unidos, por exemplo, tentam banir a rede social do país.
- Mesmo assim, a empresa continua dando frutos extremamente valiosos.
O post Fundador do TikTok se torna o homem mais rico da China apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/30/pro/fundador-do-tiktok-se-torna-o-homem-mais-rico-da-china/