8 de outubro de 2025
Futurismo ou teoria maluca? Newton tentou prever o fim do
Compartilhe:

Isaac Newton foi um importante físico, matemático e astrônomo inglês do século XVII. Ele é responsável pelas Leis do Movimento e a Lei da Gravitação Universal (aquela da maçã), sendo considerado o pai da física moderna.

Mas não só isso. Newton também tinha grande interesse no ocultismo e no apocalipse bíblico. Em um de seus escritos, ele descreveu um evento que mudaria o mundo como conhecemos hoje.

Isaac Newton é considerado o pai da física moderna (Imagem: GeorgiosArt/iStock)

Newton tentou prever o fim do mundo

Alguns dos escritos privados de Isaac Newton incluíam teorias sobre o fim do mundo com base na interpretação protestante da Bíblia.

Em um deles, divulgado pelo site IFLScience, o físico previu que um evento grandioso aconteceria no ano de 2060:

Os 2300 dias proféticos não começaram antes do surgimento do pequeno chifre do Bode. 2 Aqueles dias não começaram depois da destruição de Jerusalém e do Templo pelos romanos em 70 d.C. 3 O tempo, tempos e meio tempo não começaram antes do ano 800, em que a supremacia do Papa começou. 4 Eles não começaram depois do reinado de Gregório VII, 1084. 5 Os 1290 dias não começaram antes do ano 842. 6 Eles não começaram depois do reinado do Papa Gregório VII, 1084. 7 A diferença entre os 1290 e 1335 dias são partes das sete semanas.

Portanto, os 2300 anos não terminam antes do ano 2132 nem depois de 2370.  Os tempos e a metade do tempo não terminam antes de 2060 nem depois de [2344]. Os 1290 dias não terminam antes de 2090 nem depois de [2374].

Armagedom
Newton não queria que sua teoria fosse espalhada (Crédito: IgorZh/Shutterstock)

Mas o que isso significa?

No trecho, Newton menciona termos que aparecem no Bíblia, mas algumas coisas (como “pequeno chifre do Bode”) são completamente inéditas. É provável que ele não estava prevendo o fim do mundo, mas sim o fim de uma era.

Em 2003, Stephen D. Snobelen, agora professor de história da ciência e tecnologia na Universidade do King’s College em Halifax, Newton “estava convencido de que Cristo retornaria por volta dessa data e estabeleceria um Reino global de paz”. Além disso, “Babilônia” cairia e o verdadeiro Evangelho seria pregado abertamente.

Leia mais:

  • O que leva ganhadores do Nobel a acreditarem em pseudociências?
  • Pesquisadores ampliam método de Newton, criado há mais de 300 anos
  • Essa importante lei de Newton pode ter sido interpretada de forma errada por 300 anos

O próprio Isaac Newton sabia que sua teoria era polêmica e possivelmente não queria que ninguém a visse:

Menciono isso não para afirmar quando será o tempo do fim, mas para pôr fim às conjecturas precipitadas de homens fantasiosos que frequentemente preveem o tempo do fim e, ao fazê-lo, desacreditam as profecias sagradas sempre que suas previsões falham. Cristo vem como um ladrão na noite, e não nos cabe saber os tempos e as estações que Deus pôs em seu próprio peito.

O post Futurismo ou teoria maluca? Newton tentou prever o fim do mundo como conhecemos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/08/ciencia-e-espaco/futurismo-ou-teoria-maluca-newton-tentou-prever-o-fim-do-mundo-como-conhecemos/