7 de janeiro de 2026
Galaxy AI: o plano da Samsung para colocar IA em
Compartilhe:

A Samsung quer dobrar, já em 2026, o número de dispositivos móveis com recursos de inteligência artificial (IA). A meta é chegar a 800 milhões de aparelhos com funções de IA embutidas, segundo reportagem publicada pela Reuters nesta segunda-feira (05).

De acordo com a agência de notícias, a estratégia passa pelo guarda-chuva chamado Galaxy AI, que reúne recursos baseados principalmente nos modelos Gemini, do Google, além de soluções próprias da Samsung. A ideia é transformar a IA num padrão da experiência nos produtos da marca. E usar isso como diferencial num mercado cada vez mais competitivo.

Samsung quer transformar IA em padrão em toda sua linha de produtos

Até agora, a Samsung levou recursos do Galaxy AI a cerca de 400 milhões de dispositivos, incluindo smartphones e tablets. A meta revelada pela agência não se trata de um teste pontual, mas de uma mudança de escala.

Samsung levou recursos do Galaxy AI a cerca de 400 milhões de aparelhos (Imagem: Divulgação/Samsung)

Em sua primeira entrevista desde que assumiu como co-CEO da empresa, T.M. Roh deixou isso explícito. “Vamos aplicar IA a todos os produtos, todas as funções e todos os serviços, o mais rápido possível”, afirmou à Reuters. Na prática, isso significa que a IA deve deixar de ser um recurso extra e passa a ser parte estrutural do ecossistema da marca.

O termo Galaxy AI funciona como um rótulo para esse conjunto de ferramentas. Ele inclui tanto recursos baseados no Gemini, modelo de IA do Google, quanto funções apoiadas na Bixby, assistente da própria Samsung. Cada tecnologia é usada para tarefas diferentes, do entendimento de linguagem à automação de funções do dia a dia.

Essa movimentação também reforça o papel da Samsung como principal parceira do Google no universo Android. Ao levar o Gemini para centenas de milhões de dispositivos, a empresa ajuda a ampliar o alcance do modelo de IA. E, ao mesmo tempo, tenta recuperar espaço frente à Apple, sua maior rival no mercado de smartphones.

Aposta em IA acontece em meio à disputa global e a pressões no mercado

A reportagem da Reuters aponta que esse plano faz parte da corrida global por IA, que envolve gigantes como Google e OpenAI na disputa por usuários e desenvolvedores. 

gemini 3
Google lançou o Gemini 3 em novembro de 2025 (Imagem: daily_creativity/Shutterstock)

Em novembro, o Google lançou o Gemini 3, versão mais recente da sua IA, destacando ganhos de desempenho em métricas do setor. Em seguida, o CEO da OpenAI, Sam Altman, teria decretado um “código vermelho” interno, suspendendo projetos secundários para acelerar o desenvolvimento do GPT-5.2, lançado pouco tempo depois. O episódio ilustra o nível de pressão e velocidade que hoje define o mercado de IA.

Do lado do consumidor, a Samsung diz já sentir os efeitos da sua aposta em IA. Pesquisas internas citadas por Roh indicam que o reconhecimento da marca Galaxy AI saltou de cerca de 30% para 80% em apenas um ano. No uso prático, as funções mais comuns envolvem busca, edição de imagens com IA generativa, ferramentas de produtividade, tradução e resumos automáticos.

Leia mais:

  • Samsung fecha acordo bilionário para avançar em tecnologia automotiva
  • Galaxy AI: o que é e o que faz o pacote de recursos inteligentes da Samsung
  • Como usar o Galaxy AI no celular Samsung para melhorar suas fotos

Ao mesmo tempo, a empresa enfrenta um cenário econômico mais apertado. A escassez global de chips de memória beneficia a divisão de semicondutores da Samsung, mas pressiona as margens no negócio de smartphones. Roh admitiu à Reuters que algum impacto nos preços é “inevitável”, embora a empresa busque estratégias para reduzir esse efeito. 

A reportagem também aponta outros desafios no radar, como a adoção mais lenta que o esperado dos celulares dobráveis (mesmo com a Samsung liderando esse segmento) e a concorrência crescente de fabricantes chineses, além da expectativa de entrada da Apple nesse mercado ainda em 2026.

O post Galaxy AI: o plano da Samsung para colocar IA em 800 milhões de aparelhos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2026/01/05/pro/galaxy-ai-o-plano-da-samsung-para-colocar-ia-em-800-milhoes-de-aparelhos/