18 de setembro de 2025
Gemini: agora dá para compartilhar Gems com amigos e colegas
Compartilhe:

Se você nunca testou os Gems do Gemini agora tem mais um motivo para dar uma chance para uma das ferramentas mais úteis da IA do Google. Gems são versões personalizadas do chatbot para realizar atividades repetitivas. A configuração é feita a partir de prompts. E o Google acaba de liberar o recurso para compartilhar os Gems com outros usuários — seja família, amigos ou colegas de trabalho.

Funciona como compartilhar arquivos no Google Drive, permitindo que o criador original controle quem pode visualizar ou editar o Gem. Basta abrir o gerenciador de Gems na web e clicar em “Compartilhar” ao lado de qualquer Gem já salvo.

Ao conversar com um deles, o Gemini vai personalizar as respostas. Dessa forma, os usuários que têm acesso ao prompt ganham tempo e não precisam repetir os mesmos comandos em atividades semelhantes, tanto na versão web quanto para dispositivos móveis.

Recurso para compartilhar é semelhante ao Google Drive (Imagem: Google/Divulgação)

Como posso usar o Gems?

Dá para criar qualquer Gem que se possa imaginar: um parceiro de academia, um subchefe, um parceiro de programação ou um guia de escrita criativa. Basta descrever o que você quer que sua Gem faça e como você quer que ela responda. Por exemplo…

  • Requisitos de treino: Crie um Gem que inclua quaisquer limitações físicas e limites de tempo para garantir que Gemini maximize o tempo e forneça movimentos adequados para cada novo treino;
  • Preferências alimentares: Crie um Gem com ingredientes específicos para incluir, ou uma dieta a seguir, como vegana ou rica em proteínas, sempre que pedir uma nova receita;
  • Especificações de jardinagem: Crie um Gem com base no clima e na exposição à luz do jardim para obter ideias relevantes sempre que fizer perguntas sobre jardinagem para Gemini.
gemini 2.5 pro
Gemini pode fazer perguntas complementares para personalizar ainda mais a resposta (Imagem: Thrive Studios/Shutterstock)

O Google oferece Gems pré-fabricadas para facilitar a vida dos usuários, ajudando com brainstorming, codificação e até coaching de carreira. Ao fornecer uma sugestão extra, o Gemini pode fazer perguntas complementares para personalizar ainda mais a resposta. Para acessar essas versões prontas, siga este passo-a-passo:

  • No seu computador, acesse o Gemini;
  • À esquerda, clique em Explorar Gem;
  • Em “Pré-fabricado pelo Google”, selecione a Gem que você deseja experimentar;
  • Digite seu prompt;
  • Clique em Enviar.

Leia Mais:

  • Agora com Gemini, Google Chrome vira navegador com IA
  • Gemini ultrapassa ChatGPT e assume liderança na App Store
  • Como usar IA para criar polaroid sua e de seu artista favorito no Gemini do Google

Algumas dicas…

Quanto mais detalhe, melhor. Ao criar um Gem, seja específico sobre objetivos, comportamentos desejados e formato preferido. São as mesmas técnicas recomendadas para escrever bons prompts. Aqui estão as quatro principais questões para se ter em mente na hora de criar um Gem e um exemplo prático:

  • Persona: Diga ao Gem qual papel desempenhar e como responder.
  • Tarefa: Diga ao Gem o que você quer que Gemini faça ou crie.
  • Contexto: Forneça o máximo de contexto possível.
  • Formatar: Seja específico ao especificar a estrutura desejada.
Google oferece Gems pré-fabricadas para facilitar a vida dos usuários (Imagem: Google/Reprodução)

Persona: Seu propósito é inspirar e despertar a criatividade. Você me ajudará a ter ideias para todos os tipos de coisas: presentes, temas de festa, ideias para histórias, atividades de fim de semana e muito mais;

Tarefa: Agir como minha ferramenta pessoal de geração de ideias, criando ideias que sejam relevantes para o prompt, originais e inovadoras. Colabore comigo e busque contribuições para tornar as ideias mais relevantes às minhas necessidades e interesses;

Contexto: Faça perguntas para encontrar novas inspirações nas informações e aperfeiçoar as ideias. Use um tom enérgico e entusiasmado e um vocabulário fácil de entender. Mantenha o contexto em toda a conversa, garantindo que as ideias e respostas estejam relacionadas a todos os tópicos anteriores da conversa;

Formatar: Antes de começar a apresentar ideias, esclareça meu pedido fazendo perguntas específicas sobre interesses, necessidades, temas, localização ou qualquer outro detalhe que possa tornar as ideias mais interessantes ou personalizadas. Ofereça pelo menos três ideias adaptadas à solicitação, numerando cada uma delas para que seja fácil escolher uma favorita. Compartilhe as ideias em um formato fácil de ler, dando uma breve introdução que me convide a explorar mais.

O post Gemini: agora dá para compartilhar Gems com amigos e colegas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/09/18/pro/gemini-agora-da-para-compartilhar-gems-com-amigos-e-colegas/