3 de outubro de 2024
Gemini: Google promete deixar o chatbot mais útil para você
Compartilhe:

Como a gente informou aqui no Olhar Digital, o Google vai começar a liberar o acesso a seu chatbot Gemini dentro do Workspace. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (2) durante o evento Google Cloud Summit Brasil, em São Paulo (SP).

Para quem não sabe, o Workspace é o antigo G Suite, uma plataforma que reúne vários serviços e ferramentas da big tech, como o Drive, o Meet, o Docs e o Calendar, além de planilhas e um e-mail corporativo. Tudo no mesmo lugar, que pode ser acessado facilmente e que pode ser compartilhado por uma equipe, possibilitando o trabalho de forma integrada.

Leia mais

  • Já conhece as extensões do Gemini? Veja como deixar o chatbot do Google mais esperto que o ChatGPT
  • Cartões de resumo do Gmail vão ficar mais inteligentes
  • App do Google passa por “crise existencial”; saiba motivo

Aos assinantes do serviço, o Gemini 1.5 Pro vai começar a aparecer no painel lateral de alguns aplicativos, como o Drive e o Gmail, nas próximas semanas.

O plano da companhia é tornar o uso do Workspace cada vez mais orgânico para as empresas. A inserção da Inteligência Artificial deve tornar o pacote ainda mais atrativo para o ambiente de negócios e produtividade.

O Gemini é um chatbot, mas não só isso: ele funciona quase como um assistente junto aos aplicativos do Google – Imagem: Reprodução/Google)

Como a IA do Google pode facilitar o seu trabalho

  • De acordo com a big tech, o Gemini permite “pesquisar, debater ideias ou obter informações adicionais” sem sair do Workspace.
  • Ao usar o Gmail, por exemplo, você pode pedir ajuda para escrever um e-mail ou ainda buscar alguma informação importante dentro de uma mensagem antiga (e quase perdida).
  • O Google explica ainda que o Gemini poderá criar planilhas detalhadas (ou outros arquivos) usando material que está guardado na nuvem.
  • Também será possível utilizar o chatbot para preparar apresentações.
  • Vale destacar que o Gemini é, em primeira instância, um chatbot.
  • Ou seja, com o prompt de comando correto, você poderá conseguir muitas coisas dessa Inteligência Artificial.
  • Lembrando que, além dessa integração do Gemini ao Workspace, o Google também lançou recentemente o “Security Advisor” para assinantes do serviço.
  • Em tradução livre, seria algo como um “Conselheiro de Segurança”.
  • Segundo a empresa, a ferramenta “fornece insights diretamente na caixa de entrada de um administrador de TI”.
  • Esse “Security Advisor” inclui recursos de navegação segura e proteção de dados para Chrome, Gmail e Google Drive.
Com o Workspace, o Google busca oferecer soluções para o ambiente corporativo – Imagem: Danishch/Shutterstock.

Planos do Workspace

Como dissemos, todos esses serviços e ferramentas citados acima estão disponíveis para assinantes do Workspace.

O Google oferece diferentes planos: Frontline, Business Starter, Business Standard, Business Plus e Enterprise. Você pode ver o que cada um oferece neste link aqui.

O único que não aparece no link acima é o Frontline, que é o mais básico de todos e gratuito, mas não inclui quase nada (apenas um e-mail com 5 gigas de capacidade de armazenamento).

Se você (ou alguém da sua empresa) ainda não está familiarizado com o serviço, uma dica bacana é que o próprio Google oferece um curso sobre como usar o Gemini dentro do Workspace. Para acessar, basta clicar neste link aqui.

O post Gemini: Google promete deixar o chatbot mais útil para você apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/10/03/internet-e-redes-sociais/gemini-google-promete-deixar-o-chatbot-mais-util-para-voce/