
Às vésperas do novo ano letivo, o Google anunciou o lançamento do “Aprendizado Guiado” no Gemini, uma nova ferramenta que atua como um tutor de inteligência artificial. A proposta é ajudar estudantes a compreender profundamente os conteúdos, em vez de apenas entregar respostas prontas.
O recurso responde a críticas recentes de que chatbots podem prejudicar o aprendizado, ao fornecer respostas diretas que eliminam o processo de raciocínio.
Tanto o Google quanto a OpenAI — que lançou recentemente o Modo de Estudo no ChatGPT — vêm reposicionando suas ferramentas como plataformas de aprendizado interativo e crítico.
Detalhes sobre a nova ferramenta
- O Aprendizado Guiado permite que o Gemini analise problemas passo a passo, adaptando explicações ao perfil de cada usuário.
- A ferramenta utiliza imagens, diagramas, vídeos e quizzes interativos para reforçar o aprendizado e testar a compreensão dos conteúdos.
- Segundo Maureen Heymans, vice-presidente de Aprendizado e Sustentabilidade do Google, o recurso é um “parceiro de pensamento colaborativo” para ajudar os usuários em todas as etapas de seus objetivos, desde preparar provas até explorar hobbies.
Leia mais:
- Google perde (de novo) para Epic em julgamento que pode mudar tudo no Android
- Gemini Flash ou Pro? Veja qual modelo de IA do Google você deve usar
- Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Gemini Deep” no chatbot

Guias de estudo personalizadas
O Gemini agora também incorpora automaticamente recursos visuais do YouTube nas respostas e pode criar flashcards e guias de estudo personalizados com base em provas e materiais escolares.
O Google também anunciou que estudantes no Brasil, EUA, Japão, Indonésia e Coreia terão acesso gratuito por um ano ao plano AI Pro, que inclui o Gemini 2.5 Pro, NotebookLM, Veo 3, Deep Research, entre outros recursos premium.

O post Gemini: IA do Google quer te ajudar nos estudos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/06/pro/gemini-ia-do-google-quer-te-ajudar-nos-estudos/