17 de julho de 2025
GM aposta em armazenamento de energia com baterias recicladas
Compartilhe:

A General Motors (GM) anunciou que está ampliando sua parceria com a recicladora Redwood Materials para dar uma segunda vida a baterias de veículos elétricos (EVs), novas e usadas.

Em vez de desmontar os pacotes para reciclagem, a Redwood os reaproveita como sistemas de armazenamento estacionário de energia, uma solução sustentável e estratégica.

Um exemplo prático dessa iniciativa é a instalação de uma microrrede de 12 megawatts na sede da Redwood, em Sparks, Nevada.

Alimentada por painéis solares, essa rede armazena energia e abastece um data center com 2.000 GPUs, operado pela empresa Crusoe. Essa microrrede faz parte da nova divisão da Redwood focada em armazenamento de energia em larga escala, lançada publicamente em junho.

Parceria transforma baterias novas e usadas em sistemas estacionários que alimentam data centers e microrredes (Imagem: to:guteksk7/iStock)

Leia mais:

  • GM e Hyundai farão parceria para fabricar tecnologia de energia limpa
  • GM enfrenta crise na China e gastará bilhões em reestruturação
  • GM trabalha em sistema proprietário de direção 100% autônoma

Baterias descartadas ainda são úteis

  • Testes realizados pela Redwood mostraram que muitas baterias descartadas ainda possuem vida útil significativa.
  • Ao manter os pacotes intactos e conectá-los em rede, a empresa consegue criar sistemas eficientes para armazenar eletricidade gerada por fontes renováveis, como solar e eólica.
  • O CEO e cofundador da Redwood, JB Straubel, acredita que esse modelo pode crescer mais rápido que o negócio tradicional de reciclagem.
  • A empresa já recupera cerca de 70% das baterias descartadas nos EUA e pretende implantar 20 gigawatts-hora de capacidade de armazenamento até 2028.
ProLogium seleciona países europeus para fábrica de baterias de US$ 8 bilhões
Baterias de EVs ganham função estratégica no armazenamento de energia limpa (Imagem: Black_Kira/Shutterstock)

Recicladora vai receber também baterias novas

Um ponto relevante é que a GM está fornecendo não apenas baterias usadas, mas também novas unidades, uma forma de mitigar os impactos da desaceleração nas vendas de EVs, que caíram 6,3% no segundo trimestre.

Em contraste, o mercado de armazenamento de energia segue em expansão, com crescimento de 57% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior.

general motors
Com queda nas vendas de elétricos, montadora aposta em nova aplicação para manter eficiência e sustentabilidade (Imagem: viewimage/Shutterstock)

O post GM aposta em armazenamento de energia com baterias recicladas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/07/16/carros-e-tecnologia/gm-aposta-em-armazenamento-de-energia-com-baterias-recicladas/