15 de abril de 2025
Golpes por ligação: veja dicas para nunca mais cair em
Compartilhe:

Você recebe uma ligação. Uma pessoa desesperada afirma ter sido raptada e precisar de dinheiro para ser solta. Ela alega ser sua irmã, filha, amiga ou qualquer parente próximo – e precisa de ajuda, urgente. Quem nunca se deparou com golpes por ligação deste tipo?

Não são raros os relatos de chamadas com essa mesma história. Às vezes, nem temos irmãs ou filhas (e por aí vai). O segredo dos criminosos é instaurar um senso de urgência no indivíduo, que acaba ficando com pouco tempo para pensar na melhor forma de agir.

Há formas de se prevenir dos golpes de ligação antes, durante e depois que eles acontecem. Confira dicas para não cair.

Evite deixar perfis de redes sociais abertos para qualquer um (Imagem: Viktollio/Shutterstock)

Dicas para não cair em golpes em ligação

Deixe suas redes sociais privadas

A internet é grande e nunca saberemos todas as pessoas que têm acesso ao nosso perfil em uma rede social… a não ser que ele esteja fechado.

No Instagram, Facebook, X e outras redes, sempre há uma opção de privar a conta apenas para seguidores e amigos. Nesse caso, eles precisarão enviar uma solicitação e você terá que aprovar manualmente.

Pode parecer extremo, mas golpistas podem vasculhar seu perfil em busca de informações para serem usadas durante golpes. Por exemplo, saberão se você tem irmãos ou filhos, onde trabalha e quais locais frequenta. Melhor evitar.

Bloqueie ligações desconhecidas

Pode ser uma cobrança, uma chamada feita por engano, o número novo de um amigo… ou um golpe por ligação. Nunca se sabe e, nesse caso, há formas de se proteger.

Aparelhos iPhone têm uma opção de silenciar chamadas de números desconhecidos. Já celulares Android mais recentes têm configurações de proteção contra spam. Você ainda pode baixar aplicativos separados que avisam quando uma ligação é spam. O Olhar Digital já explicou como bloquear chamadas aqui.

Mas e se você estiver esperando uma ligação de trabalho? Ou de outra coisa importante que precisa ser resolvida? Siga as próximas dicas.

Símbolo de alerta acima de um celular que está sendo usado
Número desconhecido? Desconfie (Imagem: footage/Shutterstock)

Crie uma palavra de segurança com seus entes mais próximos

Às vezes, os golpistas ligam de forma aleatória e acabam errando feio na abordagem. Mas e se eles acertarem e você realmente tiver um filho que está voltando da escola? Ou uma irmã que está voltando do trabalho?

Nesse caso, crie palavras de segurança com familiares mais próximos, que ligariam para você em uma situação como essa. Se for mesmo a pessoa, ela vai usá-la.

Compartilhe sua localização com seus entes mais próximos

Muita gente não gosta dessa opção, mas ela pode ajudar e muito na hora de identificar os golpes por ligação.

Vamos supor que um golpista diga que está com seu filho (e você realmente tem um filho). No entanto, a localização do celular dele diz que ele está na escola.

Menos uma preocupação.

Leia mais:

  • Cuidado com este golpe na hora de comprar ou vender pela internet
  • O que é Trava Zap? Saiba como evitar e destravar o WhatsApp do seu celular
  • WhatsApp: como aumentar a segurança e impedir spywares e malwares de ‘clique zero’

Sempre desconfie

Tomou todas essas precauções e ainda assim recebeu uma ligação suspeita? Desconfie. Golpistas conseguem hackear o identificador de chamadas para se parecerem com outra pessoa e até trocar o DDD. Eles também falam rápido, com vozes desesperadas, na intenção de despertar o senso de urgência na pessoa.

Mantenha a calma e siga os próximos passados. Mas nunca, em hipótese alguma, passe informações pessoais.

Contate a pessoa real

Os golpistas podem pedir que você não converse com ninguém, alegando que saberão se isso acontecer e machucarão seu ente querido. Faça mesmo assim. Muitos golpes podem ser desmascarados dessa maneira.

E se a suposta vítima não estiver atendendo (o que é algo bem normal, ela pode estar trabalhando, por exemplo), tente outras pessoas próximas até conseguir.

Vamos dar um exemplo:

  • O golpista te liga dizendo que raptou seu filho. Seu perfil no Instagram é aberto e é fácil de identificar que você é mão ou pai. Ou seja, não é uma informação difícil de obter;
  • Você olha a localização do seu filho e ele está na escola, mas, quando você manda mensagem, ele não responde.
  • Será que ele deixou o celular lá antes de ser raptado? Ou só está em uma aula importante e não pode responder? Ligue para um colega dele ou para a própria direção da escola.
Gatilhos psicológicos para cair em golpes como o vishing
Polícia pode ajudar (Imagem: Tero Vesalainen/Shutterstock)

E se tudo der errado?

Ligue para a polícia. Por mais que o golpista te ameaçará a não fazê-lo, raramente alguém conseguirá resolver uma situação dessas sozinho.

Ligue para as autoridades e aguarde a resolução.

O post Golpes por ligação: veja dicas para nunca mais cair em nenhum apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/13/seguranca/golpes-por-ligacao-veja-dicas-para-nunca-mais-cair-em-nenhum/