
O Google começou a liberar, nesta terça-feira (12), um recurso que promete facilitar o acesso às notícias dos sites que o usuário mais acompanha. Chamado “fontes preferidas”, ele permite selecionar veículos de comunicação para aparecerem com mais destaque na área “Principais Notícias” da Busca.
No momento, a novidade está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos e da Índia.
Como as ‘fontes preferidas’ funcionam na Busca do Google
A seção “Principais Notícias” aparece quando se pesquisa sobre algum evento ou acontecimento no Google. Com o novo recurso, usuários podem incluir portais favoritos nesta área. Eles serão exibidos sempre que publicarem conteúdo novo e relevante para a busca.
As matérias dessas fontes terão um ícone de estrela ao lado do nome da publicação e também poderão aparecer em um carrossel menor chamado “Das suas fontes”.
Como configurar
Para escolher as fontes preferidas, basta pesquisar por um assunto e clicar no ícone ao lado do rótulo “principais notícias”. Depois, é só selecionar os sites desejados e atualizar a página para vê-los incluídos.
Não há limite para o número de fontes e, para quem já testou a função, as preferências serão aplicadas automaticamente.
A empresa começou a testar o “fontes preferidas” em junho. Agora, o recurso chega oficialmente, mas ainda sem previsão para ser liberado em outros países.
Outras fontes continuam aparecendo
Mesmo com a personalização, conteúdos de outros sites continuarão a ser exibidos. O recurso pode, por exemplo, destacar um portal local ou um blog de esportes.
Segundo comunicado publicado pelo Google, mais da metade dos usuários que testaram a novidade escolheu quatro ou mais fontes.
Leia mais:
- Google Finance: IA responde dúvidas sobre mercado de ações
- Gemini Flash ou Pro? Veja qual modelo de IA do Google você deve usar
- 5 dicas para usar o Flow, software do Google para gerar vídeos
Google nega queda no tráfego da web por causa da IA
O Google publicou recentemente uma resposta oficial aos relatos de que seus recursos de inteligência artificial estariam reduzindo o tráfego enviado a sites.

Em uma postagem assinada por Liz Reid, vice-presidente e chefe de Pesquisa, a empresa afirma que o volume total de cliques orgânicos da busca “permaneceu relativamente estável ano após ano”.
Google esclarece que IA tem ajudado nas buscas e tráfego
- O Google diz que ferramentas como as Visões Gerais de IA (AI Overviews) e o Modo IA (AI Mode) estão, na verdade, ampliando o tipo de perguntas feitas pelos usuários e mostrando mais links úteis nas páginas de resultados;
- “Estamos enviando um pouco mais de cliques de qualidade do que há um ano”, afirma a executiva;
- Por “cliques de qualidade”, o Google se refere a acessos em que o usuário permanece no site, indicando interesse no conteúdo.
Ainda segundo o Google, os dados apresentados contrastam com “relatórios imprecisos de terceiros”, baseados em metodologias falhas ou mudanças que antecedem a introdução da IA na busca.
Saiba mais nesta matéria do Olhar Digital.
O post Google deixa você escolher sites preferidos na parte de notícias da Busca apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/08/12/internet-e-redes-sociais/google-deixa-voce-escolher-sites-preferidos-na-parte-de-noticias-da-busca/