
O Google uniu forças com a Samsung para competir com a Meta e a Apple no mercado de óculos inteligentes e headsets de realidade virtual. Na quinta-feira (12), o Google anunciou o Android XR – sistema operacional para dispositivos de realidade estendida. Em parceria com a Samsung e outros fabricantes, a big tech planeja lançar dispositivos XR já em 2025.
Desenvolvedores já têm acesso à nova plataforma, enquanto a big tech trabalha para criar um ecossistema robusto para esses dispositivos. Embora os detalhes sobre o Android XR ainda sejam limitados, sabe-se que o Google está adaptando aplicativos como Maps, Fotos e YouTube para experiências imersivas.
Além disso, a big tech trabalha numa versão do Chrome que suporte multitarefa em múltiplas janelas. Também vale mencionar: o Android XR será compatível com aplicativos de celular e tablet existentes na Play Store, semelhante ao suporte oferecido pela Apple para apps no Vision Pro.
Gemini é o núcleo do Android XR, que vai servir de base para novo dispositivo de realidade estendida da Samsung
O Gemini – inteligência artificial (IA) do Google – é o núcleo do Android XR, integrando recursos multimodais que permitem capturar e criar áudio e vídeo. A visão da big tech é: um assistente digital integrado será o diferencial que pode tornar os dispositivos XR indispensáveis. Para você ter a ideia, a empresa compara a importância deles à de e-mails e mensagens nos celulares atualmente.
Onde a Samsung entra nesta história? A empresa sul-coreana lançará, em 2025, um dispositivo baseado numa versão customizada do sistema operacional Android XR (você pode se aprofundar clicando aqui). Esta será a “próxima geração da computação”, segundo o Google.
Essa parceria, chamada “Project Moohan“, reflete a longa colaboração entre Google e Samsung no ecossistema Android. E surge em resposta ao lançamento do Vision Pro, pela Apple, e Meta Quest, pela big tech homônima.
Leia mais:
- Agora ChatGPT ‘vê’ o que o seu celular ‘vê’; entenda
- Meta AI ou Google Gemini: qual é melhor inteligência artificial?
- Gemini Ultra, Pro, Flash e Nano: saiba a diferença entre modelos de IA do Google

A iniciativa busca integrar avanços em IA para tornar as interações com dispositivos XR mais intuitivas e capazes de compreender intenções e o ambiente do usuário. Também é parte do esforço do Google para reviver o conceito do Google Glass, que enfrentou problemas como baixa autonomia de bateria e preocupações com privacidade.
Em outras palavras, representa a culminação das apostas do Google em IA, Android e dispositivos vestíveis. O desafio (e próximo passo) é conquistar adoção no mercado – onde Apple tem enfrentado dificuldades e a Meta tem prosperado.
O post Google e Samsung vão enfrentar Meta e Apple na arena da realidade estendida apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/13/pro/google-e-samsung-vao-enfrentar-meta-e-apple-na-arena-da-realidade-estendida/