21 de abril de 2025
Google e Samsung vão enfrentar Meta e Apple na arena
Compartilhe:

O Google uniu forças com a Samsung para competir com a Meta e a Apple no mercado de óculos inteligentes e headsets de realidade virtual. Na quinta-feira (12), o Google anunciou o Android XR – sistema operacional para dispositivos de realidade estendida. Em parceria com a Samsung e outros fabricantes, a big tech planeja lançar dispositivos XR já em 2025.

Desenvolvedores já têm acesso à nova plataforma, enquanto a big tech trabalha para criar um ecossistema robusto para esses dispositivos. Embora os detalhes sobre o Android XR ainda sejam limitados, sabe-se que o Google está adaptando aplicativos como Maps, Fotos e YouTube para experiências imersivas.

Além disso, a big tech trabalha numa versão do Chrome que suporte multitarefa em múltiplas janelas. Também vale mencionar: o Android XR será compatível com aplicativos de celular e tablet existentes na Play Store, semelhante ao suporte oferecido pela Apple para apps no Vision Pro.

Gemini é o núcleo do Android XR, que vai servir de base para novo dispositivo de realidade estendida da Samsung

O Gemini – inteligência artificial (IA) do Google – é o núcleo do Android XR, integrando recursos multimodais que permitem capturar e criar áudio e vídeo. A visão da big tech é: um assistente digital integrado será o diferencial que pode tornar os dispositivos XR indispensáveis. Para você ter a ideia, a empresa compara a importância deles à de e-mails e mensagens nos celulares atualmente.

O Gemini – inteligência artificial (IA) do Google – é o núcleo do Android XR (Imagem: Google)

Onde a Samsung entra nesta história? A empresa sul-coreana lançará, em 2025, um dispositivo baseado numa versão customizada do sistema operacional Android XR (você pode se aprofundar clicando aqui). Esta será a “próxima geração da computação”, segundo o Google.

Essa parceria, chamada “Project Moohan“, reflete a longa colaboração entre Google e Samsung no ecossistema Android. E surge em resposta ao lançamento do Vision Pro, pela Apple, e Meta Quest, pela big tech homônima.

Leia mais:

  • Agora ChatGPT ‘vê’ o que o seu celular ‘vê’; entenda
  • Meta AI ou Google Gemini: qual é melhor inteligência artificial?
  • Gemini Ultra, Pro, Flash e Nano: saiba a diferença entre modelos de IA do Google
Headset de realidade mista da Samsung, que vai ter Android XR do Google
Samsung lançará, em 2025, um dispositivo baseado numa versão customizada do Android XR (Imagem: Samsung)

A iniciativa busca integrar avanços em IA para tornar as interações com dispositivos XR mais intuitivas e capazes de compreender intenções e o ambiente do usuário. Também é parte do esforço do Google para reviver o conceito do Google Glass, que enfrentou problemas como baixa autonomia de bateria e preocupações com privacidade.

Em outras palavras, representa a culminação das apostas do Google em IA, Android e dispositivos vestíveis. O desafio (e próximo passo) é conquistar adoção no mercado – onde Apple tem enfrentado dificuldades e a Meta tem prosperado.

O post Google e Samsung vão enfrentar Meta e Apple na arena da realidade estendida apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/13/pro/google-e-samsung-vao-enfrentar-meta-e-apple-na-arena-da-realidade-estendida/