25 de abril de 2025
Google Chrome agora pode ler arquivos PDF no Android
Compartilhe:

Durante depoimento no processo antitruste contra o Google, Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da startup de IA Perplexity, revelou preocupações sobre possíveis retaliações da gigante da tecnologia, mas acabou aproveitando o momento para propor uma solução ousada: sua empresa estaria disposta a assumir o navegador Chrome, caso o juiz decida forçar o Google a vendê-lo, segundo informações do The Verge.

O Departamento de Justiça argumenta que os acordos de exclusividade do Google com fabricantes de celulares e navegadores sufocam a concorrência. Shevelenko confirmou essa visão, dizendo que empresas evitam parcerias com a Perplexity por medo de perder repasses de receita do Google.

Em um caso, ele citou que uma fabricante (possivelmente a Motorola) queria definir o Perplexity como assistente padrão, mas foi impedida por obrigações contratuais com o Google.

Leia mais:

  • A busca do Google vai mudar; conheça o novo ‘Modo IA’
  • Governo brasileiro planeja taxar big techs para ampliar acesso à internet
  • Quebrar monopólio prejudicaria economia e segurança dos EUA, diz Google
Caso o Chrome seja separado do Google, Perplexity se apresenta como sucessora em potencial (Imagem: gguy/Shutterstock)

Venda do Chrome pode prejudicar a ferramenta

  • Apesar de declarar que sua empresa poderia operar o Chrome com qualidade e manter o modelo de código aberto, Shevelenko também demonstrou preocupação com possíveis consequências da fragmentação do navegador.
  • Ele alertou sobre o risco de empresas como a OpenAI adquirirem o Chrome e não manterem o código aberto do navegador adequadamente, ou deixar de oferecer suporte adequado ao produto.
  • Embora veja a ação antitruste como uma oportunidade para a Perplexity, Shevelenko enfatizou que o principal problema está nos contratos de distribuição de busca, não necessariamente na existência do navegador Chrome dentro do Google.
  • A Perplexity, segundo ele, quer concorrer em pé de igualdade – não simplesmente desmontar o ecossistema atual.

OpenAI é outra interessada

No caso de o Google ser obrigado a vender o Chrome, outra interessada em potencial é a OpenAI, segundo afirmou o chefe de produto do ChatGPT, Nick Turley.

Turley afirmou que se a OpenAI comprasse o Chrome, poderia “oferecer uma experiência realmente incrível” aos usuários. Leia mais aqui.

Imagem para ilustrar tutorial acerca do Google Chrome
Justiça dos EUA pode exigir que o Google venda o Chrome para outra empresa – Imagem: 2lttgamingroom/Shutterstock.

O post Google pode precisar vender o Chrome, e já existe um comprador de olho apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/04/25/pro/google-pode-precisar-vender-o-chrome-e-ja-existe-um-comprador-de-olho/