O Google anunciou que está criando uma série de funcionalidades da carteira digital da plataforma voltadas para viajantes e passageiros. A principal novidade é a inclusão do passaporte no Google Wallet para usuários nos Estados Unidos. A big tech não informou quando pretende realizar testes em outros países.
O processo dura poucos minutos e pode ser feito a partir da seção “criar um passe de identidade com seu passaporte dos EUA” dentro do aplicativo. Depois disso, basta escanear o chip de segurança localizado na parte de trás do documento. Além disso, será necessário tirar uma selfie que será usada para verificar a identidade.
A versão digitalizada do passaporte, no entanto, não deve substituir o porte do passaporte físico por enquanto, já que a tecnologia ainda está passando por testes. O objetivo da nova funcionalidade é economizar “tempo e estresse no aeroporto ao viajar internamente”.
A plataforma garantiu que as informações armazenadas no Google Wallet estarão protegidas. “Os passes de identificação são armazenados criptografados, o que significa que você deve autenticar usando sua impressão digital, PIN ou código de acesso antes que o passe de identificação seja visualizável ou compartilhável”, disse a empresa.
Leia Mais:
- Carteira do Google lança versão web no Brasil; saiba como usar
- Google Wallet vai armazenar seus cartões de embarque e ingressos
- Como cadastrar um cartão na Carteira do Google para Wear OS?
Planos para o futuro
O Google também espera que as novas IDs digitais possam ser usadas em outras situações além de viagens, como recuperação de conta, verificação de identidade e até mesmo aluguel de carros.
Recentemente, a bigtech expandiu a capacidade de usuários da Califórnia de salvar no aplicativo Google Wallet documentos de identidade emitidos pelo estado ou a carteira de motorista. A ferramenta será liberada para moradores de Iowa, Novo México e Ohio nos próximos meses, de acordo com o comunicado.
Na Alemanha, o aplicativo passou a ter a opção de salvar o bilhete de transporte público para moradores da cidade de Hamburgo. Em breve, a mesma ferramenta estará disponível em Taiwan e Hong Kong.
Um estudo recente da consultoria PYMNTS mostrou que 70% dos consumidores no Brasil, França, Alemanha, Reino Unido e EUA usam carteiras digitais em transações do dia a dia.
O post Google quer incluir passaporte na carteira digital dos Estados Unidos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/09/30/internet-e-redes-sociais/google-quer-incluir-passaporte-na-carteira-digital-dos-estados-unidos/