O Google está tornando mais fácil para os anunciantes divulgarem se os anúncios políticos contêm conteúdo gerado por inteligência artificial (IA). Em atualização detectada pelo Search Engine Land, o Google afirma que gerará divulgações automaticamente sempre que os anunciantes rotularem anúncios eleitorais como contendo “conteúdo sintético ou alterado digitalmente”.
No ano passado, o Google já havia tomado medidas para divulgações nesse sentido e começou a exigir que os anunciantes políticos inserissem suas próprias divulgações “claras e visíveis” em anúncios contendo conteúdo de IA.
A diferença é que, agora, o Google está simplificando o processo, pois incluirá, automaticamente, uma divulgação no anúncio sempre que os anunciantes selecionarem uma caixa de seleção “conteúdo alterado ou sintético” nas configurações de sua campanha.
Leia mais:
- Morgan Freeman descobre uso de sua voz por IA após alerta de fãs
- Como migrar do Google Assistente para o Gemini?
- Veja as vantagens de usar o Gemini em vez do Google Assistente no seu celular
A divulgação aparecerá em feeds e Shorts do YouTube em dispositivos móveis, bem como em anúncios in-stream exibidos em telefones, computadores, TVs e na web. Os anunciantes terão que incluir suas próprias divulgações para todos os outros formatos de anúncio.
Uso de IA nas eleições é cada vez mais vigiado
- Faltando apenas alguns meses para as eleições presidenciais dos EUA, as preocupações sobre o uso da IA na publicidade política começaram a aumentar;
- Em maio, o Comitê de Regras do Senado apresentou projeto de lei que exigiria que os anunciantes políticos divulgassem quando o conteúdo era gerado por IA;
- Junto a isso, em busca de transparência, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA se movimentou para propor a promulgação de política semelhante.
O post Google vai divulgar quando anúncios políticos usarem IA; saiba como apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/07/03/pro/google-vai-divulgar-quando-anuncios-politicos-usarem-ia-saiba-como/